segunda-feira, 28 de agosto de 2017

360º - Vale do Lobo falha pagamentos à Caixa desde 2009. E ainda: cheias levam o "caos" ao Texas e a Uber tem um novo líder

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Depois do furacão Harvey, uma tempestade está a provocar cheias nunca vistas no Texas. Há cinco mortos e já foram resgatadas mais de 1200 pessoas - o New York Times diz que Houston, a quarta maior cidade do país, está um "caos". Trump já anunciou que vai visitar o Texas na terça-feira.

As fotografias são impressionantes: muita água e muita gente a precisar de ajuda.

Um repórter do New York Times que vive no Texas escreveu um texto a explicar como ele e a família foram apanhados pela tempestade sem terem forma de fugir:"Já cobri cinco guerras em dois continentes, mas nada me preparou para quando uma notícia como esta chocou comigo e com a minha família".

No Washington Post, o diretor da agência federal responsável pela resposta a desastres naturais avisou que "os trabalhos de recuperação vão demorar muitos anos".

"Marcar cedo e cedo marcar, dá saúde e faz jogar. Mas quando o Sporting vencia fácil por 2-0, um golo aos 85' do Estoril atirou o jogo para um final de loucos que podia ter mudado tudo." É a crónica do Sporting-Estoril (que acabou 2-1) escrita pelo Bruno Roseiro. 

Até agora, o Sporting marcou 15 golos - e em 14 deles estiveram os quatro mosqueteiros: Acuña, Gelson Martins, Bas Dost e Bruno Fernandes.

Em Braga, o FC Porto ganhou por 1-0 e, escreve o Tiago Palma na crónica do jogo, "podia ter saído da 'Pedreira' com uma sacada de golos".

No FC Porto, destaque para a defesa: há 34 anos que a equipa não defendia tão bem


Informação relevante
Vale do Lobo começou a falhar pagamentos à Caixa em 2009. Só que, apesar do incumprimento da dívida, o banco público (que entrou no resort de luxo em 2006, como financiadora e acionista) não executou as garantias. Armando Vara tem sempre defendido este negócio da Caixa - mas, em Vale do Lobo, até os buggies estão penhorados, escreve a Ana Suspiro.

É mais uma reação política ao Huaweigate. Ontem à noite, Marques Mendes criticou o vice-presidente da bancada do PSD, Sérgio Azevedo, por ter aceitado viajar à China com as despesas pagas. O caso foi revelado pelo Observador e teve este fim de semana desenvolvimentos, com o Expresso a acrescentar à lista mais dirigentes do Estado na mesma situação.

O IRS pode baixar para 1,5 milhões de famílias no próximo Orçamento. Para isso, escreve o Público, além da divisão em dois do atual segundo escalão, o Governo poderá também baixar a carga fiscal sobre o atual terceiro escalão. Para o 4.º e 5.º escalões não haverá benefícios.

O Bloco não vai largar a Altice. Catarina Martins avisou que, se o Governo não fizer nada, o BE avançará com a proposta para uma lei "mais dura, mais eficaz, mais rápida" para evitar "situações de assédio" e a passagem de trabalhadores para outras empresas.

Mais uma revelação da Operação Marquês: Carlos Santos Silva, o grande, grande amigo de José Sócrates, teve 17% da Lena Comunicação, holding que lançou o jornal i em 2009, meses antes das eleições para um segundo mandato de Sócrates. A notícia é avançada pelo Negócios

Na Uber, Travis Kalanick está definitivamente, irreversivelmente, fora. Já tem sucessor: Dara Khosrowshahi é o novo CEO. Dara é presidente da Expedia, uma empresa ligada aos portais de viagens online que fomentou, por exemplo, a marca TripAdvisor.

No sábado, ganhou a prata; no domingo, o ouro. Fernando Pimenta tornou-se campeão do mundo em K1 5000 metros. Para conseguir isto, lembrou o atleta, passou “mais de 200 dias” fora de casa.

O "Combate do Século" acabou assim: Floyd Mayweather venceu, mas Conor McGregor não perdeu.


Os nossos Especiais

A Sagrada Família era o principal alvo do ataque terrorista em Barcelona. Mas um dos principais símbolos da cidade escapou. Carlos Maria Bobone recorda a importância da basílica inacabada - é a história de um templo impossível.


A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "O meu mundo não é deste reino": "Do outro lado da guerra cultural não há voz nem vontade. O comprometimento deixou de ter significado e perdeu poder de convocatória? Não sei, mas a fractura é grande".

Alexandre Homem Cristo escreve "Querem, podem e mandam": "Com a ida de Marcelo a Barcelona, ficámos a saber que todos os partidos convivem bem com o acto de contornar a Constituição quando, pelos seus próprios critérios, houver um 'momento excepcional'".

Helena Matos escreve "O paradoxo": "O que vai acontecer a Pedro Passos Coelho conduz-nos ao que se pode definir como o paradoxo dos líderes do centro nos nossos dias: servem para quê? Para discutir economês?"

João Marques de Almeida escreve "A geringonça gosta da censura": "A censura aos livros escolares serviu também para as esquerdas mostrarem que sabem usar o poder com a brutalidade que for necessária. A censura funciona sempre como um aviso para todos".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Caná, o milagre que nunca devia ter acontecido": "Em Caná da Galileia, Jesus e os seus apóstolos, em vez de penitentes ascetas, mais pareciam um grupo de amigos na pândega, a gozar os prazeres da vida!"

Alberto Gonçalves escreve "Meninos, meninas, medricas e outras mariquices": "Dantes um dos critérios do sucesso público era a eficácia com que se escondia a cama. Hoje é muito útil trazê-la para a rua e mudar os lençóis na cara dos transeuntes. A alteração é boa? Má? É o que é".


Notícias surpreendentes

Foram seis prémios para Kendrick Lamar. Nos MTV Video Music Awards venceu, com "Humble", Vídeo do Ano, Melhor Vídeo de Hip Hop, Melhor Cinematografia, Melhor Realização, Melhor Direção Artística e Melhores Efeitos Visuais. Tudo o que aconteceu durante a madrugada está aqui.

Na passadeira vermelha dos MTV VMA, valeu tudo, dehoodies a vestidos de baile.

Hoje os portugueses vão poder ver o último episódio da atual temporada da "Guerra dos Tronos". O Alexandre Borges olhou para trás para perceber o que aconteceu de errado na sétima temporada e o que este último episódio pode corrigir.

Sim, os realizadores são David Lynch, Sofia Coppola ou Terrence Malick. Mas não, não são filmes - são anúncios a perfumes. Diga lá se não mereciam um Óscar.

Estes 10 tesourinhos da produção infantil da RTP incluem "A Árvore dos Patafúrdios", "Zarabadim" e "Sebastião Come Tudo". Veja lá se se lembra.

E agora vamos olhar para a frente: ao longo do dia, estaremos aqui com as últimas notícias. Já sabe.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário