sábado, 12 de agosto de 2017

Rede ON CENTRO: Uma ponte para o centro de Portugal alçar maiores vôos

ON CoimbraLançada há cerca de um mês, a Rede ON CENTRO pretende ser uma rede de comunicação e valorização territorial, que visa promover a região Centro, junto do público nacional e estrangeiro. Aqui encontra-se informação da maior região do país, composta pelos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, e conteúdos sobre Cultura, Desporto, Eventos, Gastronomia, Vagar, Natureza, Património, Produção Regional, Indústria, Comércio e Turismo.
Esta rede, que teve o seu início na região de Coimbra no final de 2015, evoluiu no território regional para defender e projetar aquela que é a mais rica e diversa região do país. Com mais de 2.300.000 habitantes (aproximadamente, 22% da população portuguesa), 73.000 empresas100 municípios (dos 308 municípios existentes em Portugal), 28.199km2 (correspondendo a 31% do território nacional), 34 mil milhões de euros de PIB em 2015 (representando 19% do total nacional), inúmeros motivos de atração turística (tendo sido 2016 o melhor ano de sempre do turismo) – a região Centro tem sido, paradoxalmente, pouco destacada no plano nacional.
A Rede ON Centro pretende contribuir para a mudança deste panorama, com recurso a uma plataforma constituída por website multilingue, newsletter (que abrange quase 20.000 endereços) e redes sociais (Facebook e Instagram). A criação de uma rede de parceiros que inclua municípios, produtores regionais, hotelaria e restauração, entidades regionais, agentes culturais e económicos, é também um objetivo fulcral para auxiliar este processo de afirmação da identidade da antiga região formada pela Beira Alta, Beira Baixa e Beira Litoral.
A Rede Digital ON CENTRO irá descentralizar a atenção das grandes áreas metropolitanas (Lisboa e Porto), criando iniciativas, campanhas e eventos que contribuam para o desenvolvimento económico da região.
Uma das iniciativas que se encontra já a decorrer é a petição online para a criação de um aeroporto na região Centro, e que conta já com mais de 500 assinaturas.
O objetivo é levar o tema a discussão na Assembleia da República, uma vez que uma infraestrutura deste tipo, com voos internacionais e companhias low-cost, constitui uma necessidade vital para a competitividade da região e para o seu crescimento económico e turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário