segunda-feira, 25 de setembro de 2017

360º- Como a subida da extrema-direita encurtou ainda mais a vitória de Merkel na Alemanha; e o beijómetro das autárquicas na escala zero a Marcelo

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... na Alemanha houve uma vitória curta de Angela Merkel, que a vai obrigar a alianças complexas, e uma subida vertiginosa da extrema-direita, que volta ao parlamento alemão pela primeira vez desde 1945, e está a causar muitas apreensões. Vamos por partes:
Na Catalunha, a semana antes do referendo promete ser de tensão máxima, escreve o El País. O presidente catalão pode mesmo ser acusado de rebelião, acrescenta o El Mundo. MasPuigdemont avisa que ser detido pode não ser boa ideia.

Mas há outro referendo importante: hoje, o Curdistão vota pela sua independência do Iraque, uma ambição secular dos curdos.

Por cá, nota para a entrega de barragens à EDP sem concurso público. Segundo o Público, o Instituto da Água fez vários alertas sobre os direitos de utilização sem concurso e atribuição indevida de isenções. A investigação já está em Bruxelas.



Outra informação importante (a começar pelas Autárquicas)
A campanha autárquica entra hoje na última semana e nos dias decisivos. Primeiro balanço a fazer: quem lida melhor com os beijinhos, os abracinhos e os outros inhos obrigatórios nas arruadas e no contacto com a população? Os repórteres do Observador no terreno foram vercomo têm corrido os afetos da campanha, num beijómetro que vai de zero a Marcelo. Quer saber quem ganha?

Quando achávamos que já tínhamos ouvido tudo sobre o roubo de armas em Tancos, eis que o tema volta outra vez para causar ainda mais embaraços. Uma notícia do Expresso deste sábado citando um relatório de serviços secretos militares apontava responsabilidades políticas e militares. Depressa o relatório foi desmentido, quer pelo Governo, quer pelo Estado Maior do Exército, para a seguir o discurso mudar: Costa alegou então que o relatório não é autêntico, o ministro da Defesa falou em objetivos políticos e até Marcelo, primeiro preocupado, disse-se depois tranquilo. Só o PSD promete não largar o tema que terá seguramente desenvolvimentos nos próximos dias.


No resto da política nacional, há a anotar o aviso do Bloco, via Catarina Martins, de que "as maiorias absolutas são trágicas".



Nos EUA, Donald Trump entrou em pé de guerra com dois dos desportos de eleição nos EUA, o basquetebol e o futebol americano. A polémica com a NBA e a NFL já levou a protestos em Londres e à recusa de visitar a Casa Branca que quebra uma velha tradição.



Trump que apresentou o seu novo 'travel ban'. As restrições à entrada de cidadãos nos EUA alargam-se de cinco para oito países e passam a incluir o Chade, a Venezuela e... a Coreia do Norte.


Na tensão com a Coreia do Norte, Trump tentou intimidar com aviões junta à costa norte-coreana, mas ouviu o ministro dos Negócios Estrangeiros de Kim Jon-un avisar que os insultos tornam um ataque aos EUA "mais inevitável", numa altura em que sismos sentidos na península da Coreia levam a crer que Pyongyang está a fazer novos testes nucleares e o Parlamento enviou uma carta a vários líderes europeus sobre a ameaça americana . Mas como passou a Coreia do Norte de um "milagre económico" à miséria atual e ao poderio nuclear? O Nuno André Martins explica, no primeiro de vários trabalhos a publicar nos próximos dias.



E há ainda mais um problema para TrumpO Furacão Maria pode voltar a assolar a costa Leste dos EUA, o que acontecer tornará 2017 um dos piores de sempre. Porque os furacões estão mesmo mais intensos e ninguém sabe explicar porquê, como pode ver nestas 14 respostas a 14 perguntas colocadas pela Marta Leite Ferreira a vários especialistas.



Como se não bastasse, o genro e consultor de Donald Trump Jared Kushner usou uma conta de email privada do tratar de assuntos da Casa Branca



Volto a Portugal, para dar nota da notícia triste da morte de bispo emérito de SetúbalD. Manuel Martins, mais conhecido por o "bispo vermelho".



Os nossos especiais



A nossa opinião

  • Alexandre Homem Cristo escreve sobre André Ventura: "Ventura está a ser sobrevalorizado – enquanto candidato e, mais ainda, enquanto intérprete de novos rumos para a direita. Um erro que, perante a tentação de leituras nacionais, será importante evitar".
  • João Carlos Espada escreve sobre a América: "Na América, está em curso um vigoroso renascimento conservador-liberal. Conseguirá a vaga conservadora em gestação na Europa acompanhar a linguagem liberal e anti-estatista da sua congénere americana?"
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre a Catalunha: "Devido à política obtusa de Rajoy, uma boa parte dos catalães pretende mais do que equidade fiscal, como o governo aparentemente lhe propõe agora em troca do cancelamento do pseudo-referendo".
  • Alberto Gonçalves escreve sobre as autárquicas: "De Norte a Sul, larguíssimas centenas de criaturas decidem publicitar na berma da estrada os seus inestimáveis préstimos em prol do bem colectivo. Como potencial usufrutuário dessas benesses, eu passo".

Notícias surpreendentes

Um chef francês surpreendeu ao pedir à Michelin para retirar as 3 estrelas do seu restaurante. Chama-se Sebastian Bras e contou o que o levou a tal atitude em entrevista ao Diogo Lopes.  


Da comida para o exercício. É o que recomenda Pedro Teixeira, da DGS, em entrevista à Marlene Carriço. Porque o exercício serve para prevenir ou tratar pelo menos 25 doenças diferentes.



Dá para ir a correr ver o espetáculo do Tape Face, que esgota salas em todo o mundo. Porque parece que as melhores piadas do mundo dizem-se de boca fechada.




Agora que já tem a informação essencial para começar o dia e a semana, já sabe como se manter atualizado: basta clicar emObservador

Nenhum comentário:

Postar um comentário