segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Ignorância amazônica

MEU POVO PERECE PORQUE FALTA-LHE ENTENDIMENTO

João Antonio Pagliosa
Ter cursado Agronomia tirou a cegueira de meus olhos para muitos temas relativos a agricultura, pecuária e meio ambiente. Sou um cara antenado e procuro aprender a cada dia. E qualquer informação está ao alcance da mão...
Apesar de tanta informação disponível àqueles que desejam saber as coisas, o desconhecimento de assuntos básicos por parte da imensa maioria de nossa população é de amargar.
Quando o assunto é ecologia e preservação de nosso ambiente, a desinformação é geral. Todos, ou praticamente todos não querem que se derrube uma só arvore da Amazônia ou de onde quer que seja. São defensores da natureza sem compreender as mínimas leis que a regem, e por isso opinam sobre o que quase nada sabem.
É muito comum ouvir opiniões disparatadas de pessoas famosas, ou de intelectuais, ou de apresentadores de noticiários nos muitos veículos de mídia. Dos políticos então, chega a ser atroz. Político é uma classe que decididamente não se informa... Ele vai no vácuo, e a maioria expressa o que a massa de manobra deseja ouvir.
O Brasil atualmente utiliza apenas dez por cento de sua área territorial para lavoura e produção de alimentos. E ainda assim, somos o maior exportador de alimentos do mundo.
Há ainda muita terra para se explorar de forma a tornar este país e seu povo mais rico, porém, se qualquer empresário do agronegócio ousar aumentar sua área de plantio, e precisar derrubar algumas árvores, por certo enfrentará a fúria de algum repórter ecochato da região onde reside. Estes ecologistas de araque constituem a pior praga de nossas lavouras, e eles estão por todos os cantos...
Eu já viajei muito por este planeta. A Europa inteirinha não tem volume de floresta sequer para fazer frente ao que possuímos apenas no estado do Paraná, onde resido. Nos USA você só encontra matas, nos parques florestais do governo, e são poucos para a extensão dos Estados Unidos.
Estes pseudo defensores do ambiente simplesmente desconhecem que há um lobby internacional para que o Brasil não estenda as suas fronteiras agrícolas. Os USA não querem que nossa produção de grãos aumente porque impacta na economia deles, afinal os norte-americanos tem no agronegócio um filão extraordinário, e eles decididamente não desejam concorrência.
Toda vez que um famoso expressa sua opinião favorável ao não aumento das áreas agrícolas do país, ele está fazendo lobby contra sua própria nação. Da mesma forma os apresentadores de noticiários na grande mídia. É uma lástima que estas pessoas não se informam como deveria.
E, definitivamente, não há nenhuma necessidade de invadir a Amazônia para aumentarmos nossas fronteiras agrícolas, Ainda há muito cerrado improdutivo para transformarmos em áreas férteis e produzir muito alimento.
Não olvidem que de nossos 7,5 bilhões de seres humanos, pelo menos a quarta parte desta massa ainda passa fome todos os dias.
A Amazônia que é a maior floresta equatorial do mundo, tem sessenta por cento de sua área alagada. São imensos igapés, que por ora, é muito mais inteligente manter como está.
O estado do Rio de Janeiro tem mais florestas que Holanda, Bélgica e Luxemburgo juntos. E só a floresta do Parque Nacional do Iguaçu, no Estado do Paraná, é maior que toda a área de floresta do Estado do Rio de Janeiro.
A síntese deste artigo é que o Brasil é o país com o maior potencial e produção de alimentos do mundo. Nossos famosos e nossos homens da mídia, precisam rever seus conceitos antes de considerar que é crime derrubar uma árvore.
Em tempo: O título deste artigo é uma frase de Jesus Cristo. Aqueles que não tem conhecimento, sempre perecem...
É por isso que educação e busca de entendimento é vital para sermos felizes. Simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário