terça-feira, 19 de setembro de 2017

Uxía e João Gentil recriam o seu reportório para acordeão e voz no Cineteatro Alba


Uma das maiores embaixadoras da música galega junta-se a um dos mais conceituados acordeonistas portugueses no próximo café-concerto do Cineteatro Alba, a ter lugar na quintafeira, 21 de setembro, pelas 22h00. Uxía e João Gentil recriam o seu reportório para acordeão e voz num espetáculo intimista, inserido no OuTonalidades – Circuito Português de Música ao Vivo. A entrada é livre.

Uxía é considerada “a voz do Atlântico” e uma das maiores promotoras da poesia galega. Ao longo dos anos, a artista tem reinventado a música popular da sua terra, ligando-a a outras culturas atlânticas, que partilham as mesmas raízes. Assim, o Alalá Galego funde-se com a Morna, o Fado e os ritmos Brasileiros, criando melodias originais que ultrapassam fronteiras. 

João Gentil, natural de Cantanhede, assume-se como um músico de índole sentimental, tendo contribuído para transformar a imagem que o público tem do acordeão. Nas suas mãos, o instrumento solta uma beleza melódica arrepiante, que tem encantado plateias de todo o mundo, da Argentina, à Noruega, dos Estados Unidos a Marrocos.

No novo projeto, Uxía e João Gentil exploram afinidades e a sua paixão comum pela música que se faz nos dois lados do Atlântico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário