Os nossos Especiais e uma Grande Investigação
Bom dia. Peço desculpa desde já, mas antes da notícias da noite e manhã tenho de iniciar esta Newsletter com os dois grandes temas que marcaram o dia de ontem
Começo pela morte de Belmiro de Azevedo, o sr. Sonae. O empresário que mais empregos dava em Portugal é recordado por José Manuel Fernandes que com ele trabalhou mais de 20 anos e tem duas ou três coisas a dizer sobre o homem que, além de um império, criou o jornal Público. Mas há uma série de outros artigos para ler e ver.
- No obituário, o João Cândido da Silva evoca o homem que soube ganhar com as derrotas.
- Da marca deixada, a Helena Cristina Coelho destaca os 10 mandamentos do Homem Sonae e lembra uma carreira em ziguezague.
- Sobre o homem, os amigos contam como foi a sua juventude num capítulo da biografia Belmiro - História de Uma Vida, de Magalhães Pinto.
- Quanto às polémicas, o Miguel Santos Carrapatoso junta muitas das suas guerras políticas.
- Da sua língua afiada, ficam 42 frases ácidas e cortantes recolhidas pela Marta Leite Ferreira.
- Nos negócios, a Ana Suspiro lembra aqueles que Belmiro não conseguiu fazer (culpando os governos), o Edgar Caetano avalia quanto vale o império Sonae e o João Cândido da Silva explica como preparou a sucessão.
- A fortuna (e como ela evolui ao longos dos anos) está quantificada nos gráficos da Carolina Branco e da Marta leite Ferreira.
- Pode ainda ler a mensagem dos trabalhadores, ver o vídeo sobre algumas das suas entrevistas mais provocadoras e tentar perceber porque votou o PCP contra o voto de pesarpela sua morte. Que aconteceu no mesmo dia da irmã.
Passo agora para a grande investigação do Observador sobre o que se passa nas cantinas escolares. Há falta de pessoal, falta de formação, falta de fiscalização e falta de multas. Mas, além disso, será mesmo possível ter boas refeições nas escolas por menos de 1,5 euros? A Marlene Carriço e a Tânia Pereirinha foram à procura das respostas que estão também aqui:
- Os testemunhos (alguns chocantes) dos funcionários das cantinas.
- As exigências que o Estado faz às empresas que servem comida aos alunos.
- Quanto vale afinal este negócio da alimentação escolar e quais as empresas que o dominam.
- E os números que ajudam a perceber as recentes polémicas que incluem carne crua e rissóis por fritar.
Enquanto dormia... e outra informação importante
... Mário Centeno tem de decidir até às 11h00 se se candidata à liderança do Eurogrupo. E tudo está a ser decidido na Costa do Marfim: é de lá que Costa lhe dará o sinal para avançar (ou não), depois dos contactos que tem feito com outros líderes europeus na cimeira União Europeia/União Africana. O Finantial Times dá-o como favorito.
Os Estados Unidos ameaçam guerra à Coreia do Norte. A embaixadora americana na ONU exigiu mais sanções pesadíssimas contra o regime norte-coreano e admitiu "a destruição total" do país.
Trump preferiu a via dos insultos via Twitter e chamou "cachorrinho doentio" a Kim Jon-un. Pelo meio, entrou numa outra guerra de palavras com Theresa May, que o criticou por ter partilhado vídeos anti-islâmicos de um grupo de extrema direita britânico. Com erros pelo meio.
Na Autoeuropa os trabalhadores voltaram a chumbar o acordo sobre os novos horários. A produção do modelo T-Roc pode voltar a ficar em causa se entretanto o processo não ficar resolvido.
Rui Rio esteve em Lisboa apresentar as cinco linhas orientadoras da sua candidatura à liderança do PSD. Disse que o país precisa "de um novo 25 de Abril" porque "o regime está doente" e que o PSD é do centro, nem muito liberal, nem estatizante.
Já não é uma ameaça, é uma garantia: Xavier Viegas vai mesmo revelar na íntegra o capítulo oculto sobre os fogos de Pedrógão. Defende que o parecer da Comissão de Proteção de Dados vincula o Governo e não a investigação. O Governo continua a dizer que não houve censura.
O ministro da Agricultura, em entrevista ao Público e à RR, acha que "faria sentido" deslocalizar o seu ministério de Lisboa. Já no DN está a notícia de que os partidos querem que os fogos passem a ter investigação prioritária.
Na primeira reunião do novo executivo da Câmara de Lisboa, o Bloco quis marcar pontos com um proposta sobre drogas: instalar salas de consumo assistido na zona ocidental e na Alta de Lisboa.
A registar também uma crítica forte da economista Teodora Cardoso à forma como a gestão da dívida pública continua centralizada no Ministério das Finanças "desde os tempos de Salazar" no dia em que se soube que o desemprego caiu para 8,5%, o valor mais baixo desde abril de 2008, e o ministro da Saúde assumiu que comunicou mal (não diga!) a mudança do Infarmed para o Porto.
Nota ainda para mais um aviso de Angola sobre as relações com Portugal, com Costa a confirmar que a Justiça é o "único irritante" entre os dois países.
No Tribunal de Haia assistiu-se a uma cena chocante. Um antigo comandante bósnio croata condenado por crimes de guerra e limpeza étnica decidiu beber veneno em pleno julgamento, quando o juiz lhe recusou o recurso da pena de 20 anos de prisão. Morreu pouco depois.
A nossa opinião
- Paulo Tunhas escreve sobre "o Homem-Elástico" António Costa: "Os maiores admiradores do Homem-Elástico julgam-no perfeitamente elástico, capaz de recuperar a forma primitiva quando cessa a acção que o deformava. É o que defende a popular doutrina da “habilidade".
- José Milhazes escreve sobre as acusações da igreja ortodoxa russa: "A Igreja Ortodoxa Russa, pela voz de alguns altos dignitários, vem levantar novamente a questão do “assassinato ritual” (uma referência aos judeus) de Nicolau II, último czar russo, da esposa e filhos".
- Inês Domingos escreve sobre a economia moderna: "A confusão no Governo e desta maioria sobre o que são reformas estruturais é mais do que uma questão semântica, é a ignorância e o desprezo pela racionalidade económica".
Notícias surpreendentes
Carminho vai estar esta noite no Pavilhão Atlântico para cantar Jobim. Mas antes o Pedro Esteves andou na estrada com a fadista. E pode ver o que ela faz fora e dentro de palco neste programa especial.
Ainda na música, uma boa notícia para os fãs do cantor-escritor Nobel da Literatura. Bob Dylan vai voltar a Portugal (pela sétima vez): o concerto é em março e os bilhetes estão à venda a partir de amanhã.
Fica uma outra nota para os fãs das Josefinas. Depois de Nova Iorque, a marca dos sapatos portugueses que estão na moda vai ter a primeira loja em Portugal.
No cinema, o Eurico de Barros destaca o adeus do lendário actor Harry Dean Stanton em “Lucky”, mas dá outras três opções.
E os casos de assédio fizeram 'cair' mais um histórico: Matt Lauer, apresentador na NBC do “The Today Show”, foi despedido depois de acusações de pelo menos duas mulheres.
Para terminar, uma notícia histórica: o túmulo de Jesus é quase sete séculos mais antigo do que se pensava. A sepultura é de 345 d.C. e coincide com os tempos de Constantino, o primeiro imperador cristão de Roma. Pode ver as fotos aqui e aqui.
Entre o adeus a um dos grandes, grandes investigações, muitas notícias e outras tantas sugestões, tem muito para ler no Observador. Faremos-lhes companhia neste fim de semana prolongado de muito futebol (há sorteio do Mundial, FC Porto-Benfica e Sporting-Belenenses)
Para já, boa quinta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário