quinta-feira, 30 de novembro de 2017

EUROGRUPO Mário Centeno é candidato à presidência do Eurogrupo

Governo confirmou, na manhã desta quinta-feira, candidatura do ministro português das Finanças à liderança do Eurogrupo.
"O Governo português apresentou esta manhã a candidatura do ministro das Finanças, Mário Centeno, à presidência do Eurogrupo", lê-se num curto comunicado divulgado pelo Executivo de António Costa.
O prazo para a formalização das candidaturas à presidência do Eurogrupo terminou às 11h00 (hora de Lisboa) desta quinta-feira. A eleição vai acontecer na próxima reunião do Eurogrupo, na segunda-feira. Além da candidatura do governante português, o Luxemburgo e a Letónia também avançaram.
Na segunda-feira, o comissário europeu Pierre Moscovici dizia, em declarações à TSF, que Mário Centeno não era favorito, mas reunia todas as condições para liderar o Eurogrupo.
Opinião diferente tinha o Financial Times. O jornal económico apontava Centeno como favorito, escrevendo mesmo que o ministro português seria "o Ronaldo" do Eurogrupo.
Quando se soube da hipótese de Mário Centeno se candidatar, o social-democrata Pedro Duarte defendeu, na TSF que PSD e CDS-PP devem apoiar Mário Centeno.
No programa da TSF "Política Pura", o antigo deputado do PSD afirmou que ter um presidente português do Eurogrupo "é uma oportunidade única" e que o país "deve aproveitá-la".
No mesmo programa, Jorge Costa, deputado do Bloco de Esquerda, desvalorizou uma eventual candidatura do ministro das Finanças ao cargo, defendendo que não será por ter um português à frente do Eurogrupo que os interesses nacionais estarão mais protegidos.
Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário