Ao abrigo da candidatura ao Programa Lisboa 2020, o Centro Hospitalar de Setúbal procedeu à aquisição de vários equipamentos. Esta operação visa a modernização tecnológica dos equipamentos de diagnóstico e terapêutica altamente especializada, predominantemente, nas áreas de Cardiologia, Bloco Operatório e Urgência. De igual forma, destaca-se o investimento a realizar na áreas dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) com o intuito de melhorar a acessibilidade, reduzir os tempos de espera, aumentar a eficiência dos serviços e apostar sustentadamente na internalização de exames. Esta atualização será direcionada sobretudo para as especialidades de Oftalmologia, Nefrologia e Gastroenterologia.
• Modernização Tecnológica do Serviço de Cardiologia – A introdução de novas tecnologias nos processos de diagnóstico e tratamento, irão contribuir para uma maior rapidez e qualidade diagnóstica, garantindo a eficácia e qualidade dos tratamentos realizados aos doentes. Esta modernização tecnológica permitirá ao Serviço de Cardiologia assegurar o lugar de referência que tem tido na área da investigação clínica desenvolvida no CHS.
• Requalificação e Modernização Tecnológica do Bloco Operatório – Com a aquisição de equipamentos tecnologicamente mais avançados e que possibilitam uma melhoria dos circuitos e dinâmicas internas, o Bloco Operatório, melhorará a sua capacidade de resposta e diminuirá o risco associado aos procedimentos cirúrgicos.
• Requalificação e Modernização Tecnológica do Serviço de Urgência – Também a capacidade de resposta do Serviço de Urgência será reforçada através da aquisição de equipamento de tecnologia avançada de ultrassonografia e de ventilação, visando: i) a melhoria da precisão diagnóstica e a eficiência; ii) o aumento da qualidade dos cuidados; iii) a garantia de qualidade e eficácia do tratamento; iv) a redução dos custos; v) a redução da morbilidade dos doentes.
• Modernização tecnológica da Consulta Externa e MCDT – Para assegurar a melhoria da acessibilidade dos utentes à Consulta Externa e reduzir os tempos de espera para a realização de MCDT adquiriu-se equipamentos tecnologicamente mais avançados direcionados sobretudo para as especialidades de Oftalmologia, Nefrologia e Gastroenterologia.
Investimento e Financiamento
O Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E. (CHS), ao abrigo da candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2014-2020, realizará assim um investimento total de 1.240.314,78€, sendo cofinanciado a 50% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 620.157,39€.
O Lisboa 2020 é um programa operacional da União Europeia através do qual é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde.
Dr. Manuel Roque, Presidente do Conselho de Administração
Nenhum comentário:
Postar um comentário