quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Eu, Psicóloga | Qual a sua personalidade? Faça o teste.

Introversão ou extroversão; sensorial ou intuição; razão ou sentimento; julgamento ou percepção. Com base nessas quatro duplas de características, este teste de personalidade situa qualquer pessoa em uma das 16 posições de um mapa psicológico.

tipologia de Myers-Briggsindicador tipológico ou ainda classificação tipológica de Myers-Briggs ( do inglês Myers-Briggs Type Indicator -MBTI) é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais. Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers desenvolveram o indicador durante a Segunda Guerra Mundial baseadas nas teorias de Carl Gustav Jung sobre os Tipos Psicológicos. 

Tipo e dicotomia 

Um conceito fundamental para o MBTI é "Tipo Psicológico". A ideia é que os indivíduos acham certas maneiras de pensar e agir mais fáceis que as outras. O MBTI postula a existência de quatro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamados dicotomias (dimensões).  As preferências são normalmente indicadas por letras maiúsculas que indicam cada uma destas quatro preferências.

As quatro dicotomias

As dicotomias

Extroversão
Introversão
Sensorial
iNtuição
Razão ('T'hinking)
Sentimento ('F'eeling)
Julgamento
Percepção ('P'erceiving)

Os quatro pares de preferências ou "dicotomias" são apresentadas na tabela acima.

Os termos usados para cada dicotomia têm significados técnicos específicos relacionados ao MBTI, que diferem do seu significado cotidiano. Por exemplo, pessoas com uma preferência para julgamento em relação à percepção não são, necessariamente, mais críticos ou menos perceptivos.

Além disto, o MBTI não mede as aptidões: apenas mostra que uma preferência se sobressai a outra. Uma pessoa que informa alta pontuação para extroversão em relação à introversão não pode ser corretamente descrita como mais extrovertida: ela simplesmente tem uma preferência evidente.

Atitudes (E-I)

Extrovertidos (E). Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis.

Introvertidos (I). Obtém sua energia quando estão envolvidos com ideias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis.

Funções ( S-N e T- F)

As dicotomias Sensorial-Intuição e Pensamento-Sentimento são frequentemente chamadas de Funções MBTI. Os indivíduos tendem a preferir uma dicotomia em relação à outra.

Sensoriais e Intuitivos

Descrevem como a informação é entendida e interpretada.

Sensoriais (S). Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações.

Intuitivos (N). Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em conhecimento prévio. Trabalham bem com informações incompletas e dedutíveis.

Racionalistas e Sentimentais

Descrevem como as decisões são realizadas.

Racionalista:(T). Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais.

Sentimentais (F). Decidem com base em seus sentimentos (não confundir com emoções).

Estilo de Vida (J-P)

Myers e Briggs perceberam que as pessoas podem ter uma preferência pela função de julgamento (J) ou pela função de percepção (P). A isto chamaram o embaixador para o mundo externo. Grosseiramente um Julgador tentará controlar o mundo, enquanto um Perceptivo tentará se adaptar a ele (são aventureiros).

Julgadores (J). Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.

Perceptivos (P). Sentem-se tranquilos deixando as opções em aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário