quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Sessões gratuitas de Boccia assinalam Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Albergaria-a-Velha

O Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com PCAND- Paralisia Cerebral Associação Nacional de Desporto, organiza no dia 2 de dezembro sessões gratuitas de Boccia no Pavilhão Municipal de Albergaria-a-Velha. A iniciativa, que assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, é aberta a toda a comunidade e decorre no seguinte horário: das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h00.

 O objetivo da atividade é promover o Boccia como modalidade inclusiva, que pode ser praticada por todos, independentemente da idade ou da destreza física. Os munícipes deverão inscrever-se aos pares, numa lógica de “traz um amigo para experimentar”, sendo valorizado o trabalho em equipa. As sessões serão dinamizadas por técnicos da PCAND, que farão uma introdução às situações de aprendizagem, através de “estações”, e aos dez passos essenciais do Boccia, antes da componente prática.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao dia 29 de novembro através dos seguintes contactos: 234 529 300 / 234 520 190 ou servico.social@cm-albergaria.pt.

O Boccia é uma modalidade de cariz universal, descendente de um jogo da antiga Grécia, que progrediu através do Império Romano, tendo dado origem a uma vasta gama de jogos, dos quais destacamos o Bowling e a Petanca. Foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC - Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, em estreita colaboração com a Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral.

As vertentes do Boccia vão do lazer e recreação ao mais alto nível de competição e é reconhecido neste âmbito pelas entidades oficiais a nível mundial, tendo sido eleito como modalidade Paralímpica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário