quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

360º - Raríssimas: buscas da PJ e uma saída cinematográfica da Casa dos Marcos. E ainda: famílias divididas na Catalunha e milagres nas quotas do PSD

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
A PJ está esta manhã a fazer buscas na residência de Paula Brito e Costa, no gabinete do ex-secretário de Estado Manuel Delgado e na Casa dos Marcos. A notícia foi avançada pelo CM.

Paula Brito e Costa voltou ontem à Raríssimas, acompanhada pelo marido e por dois seguranças. Ao fim de várias horas, acabou suspensa durante 30 dias e alvo de um inquérito interno.

A fundadora da Casa dos Marcos saiu das instalações da Raríssimas com um inesperado estilo cinematográfico: ao volante de um Mercedes (alguém assim não mereceria menos), levava a a seu lado um homem, que várias pessoas identificaram como sendo o seu marido, com a cara tapada por um blusão branco comprido, com a gola levantada até ao nariz e com o capuz na cabeça que deixava ver apenas os olhos.

Enquanto o futuro imediato de Paula Brito e Costa se decidia dentro de um gabinete, cá fora os funcionários da Raríssimas descreviam os dois lados da fundadora da Raríssimas. Há quem conte que exigia vénias, mas também há quem garanta que só se tem visto as coisas más. O que uns e outros dizem da mulher que forrou paredes e portas com a própria imagem está aqui.

O Benfica empatou 2-2 com o Portimonense na Taça da Liga CTT e o Bruno Roseiro pergunta, na crónica do jogo: "Alguém avisou que a greve nos CTT é só amanhã?".

Vamos a contas: isto quer dizer que, se o V. Setúbal vencer sexta-feira o Sp. Braga, o Benfica pode ser eliminado da Taça da Liga e, assim, ficar pela primeira vezfora das três provas extra-campeonato logo em dezembro.

O Sporting venceu o U. Madeira por uma goleada de 6-0. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro explica que, se isso aconteceu, foi porque "o Sporting encarou o jogo da terceira competição nacional como se de uma final se tratasse".


Mais informação importante
No PSD, é o milagre da multiplicação dos militantes. E das quotas. E do dinheiro. O partido revelou ontem que tem agora mais de 70 mil militantes com as quotas pagas e prontos para votar nas eleições internas. Pequeno detalhe político-milagroso: na sexta-feira, eram apenas cerca de 50 mil. Esta corrida ao multibanco, que rendeu ao PSD 240 mil euros, só pode ser explicada pelo genuíno interesse de milhares de cidadãos em participar de forma abnegada na política. Ou talvez não: o Rui Pedro Antunes explica o que está realmente em causa (sim, mete caciques).

Rui Rio recebeu ontem um apoio discreto. O candidato, que concorre à liderança do partido contra Santana Lopes, esteve reunido com Cavaco SilvaRio diz que houve uma “troca de ideias e a partilha de algumas reflexões sobre a atual situação do país”.

O último debate deste ano no Parlamento foi quente. António Costa...
... pressionado pelo BE, atirou a resolução dos eventuais problemas dos CTT para cima da ANACOM;
... pressionado pelo PSD por causa da Raríssimas, negou que Vieira da Silva tenha violado o código de ética do Governo;
... apertado no caso Montepio, recusou que tivesse havido pressões sobre a Santa Casa para colocar lá dinheiro;
... criticado pelo CDS, que lhe ofereceu como presente de Natal um espelho retrovisor “para olhar para trás e ver que está a voltar a padrões antigos”, disse que Cristas era uma salta-pocinhas.

As empresas de dispositivos médicos vão deixar de pagar viagens aos médicos para congressos e formações. O patrocínio passará a ser entregue aos hospitais, ou outras instituições, que depois decidirão quem escolher, escreve o DN.

Nunca se tinham vendido tantos medicamentos para a disfunção erétil como no ano passado: 732.936 embalagens. Os números são do Infarmed e foram divulgados pelo JN.

A Câmara de Lisboa já disse que quer devolver o valor da taxa de Proteção Civil (que afinal, ups!, é inconstitucional), mas restam muitas dúvidas sobre como vai fazer isso - e até admite não pagar juros. De qualquer forma, o pouco que já se sabe está aqui.

O Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu ontem que a Uber é uma empresa de transportes. Mas, apesar disso, a regulamentação não terá de ser igual ou equiparável à do táxi. O que muda, então, em Portugal? A Ana Pimentel explica tudo em cinco pontos.

Um atropelamento na Austrália provocou pelo menos 15 feridos, depois de um carro ter "investido contra vários peões" numa rua movimentada do centro de Melbourne. Ainda não se sabe se foi um ato terrorista.

Na Catalunha, hoje temos as eleições que dividiram um país, uma região - e várias famílias. O João de Almeida Dias, enviado especial do Observador, sentou-se à mesa com Carlos e com Carles: o pai é espanholista e o filho independentista. E discutiram o que está em causa na votação de hoje, que vamos seguir ao minuto. O El País escreve que já há longas filas para votar.

Dois escândalos estão a marcar o Reino Unido e a França:
 
A última paixão de Fernando Pessoa não foi Ofélia - foi uma inglesa loira chamada Margaret. Qual o real significado de uma série de poemas que Pessoa escreveu no seu último ano de vida sobre uma mulher misteriosa? A Rita Cipriano dá a resposta aqui.
 
A bitcoin não vai longe. Depois da bolha actual, vai tornar-se num instrumento de nicho para três tipos de figuras: para os obcecados com privacidade, para os que têm uma pancada pelas tecnologias e, claro, para os criminosos. Há seis razões para isso, como explica ao Edgar Caetano um economista sénior do gigante bancário holandês ING.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Um ano que foi uma montanha russa": "Foi um ano que nos fez subir a pique e descer ao fundo dos mais fundos. O sucesso na economia e finanças e a tragédia dos incêndios são os acontecimentos que nos dão a imagem do país dual que somos".

Paulo Tunhas escreve "A esquerda ufanista e os seus problemas": "A fixação estatista é uma desgraça que muito mal nos fez e muito mal nos fará. Bloco, PC e PS não tiram o Estado da boca. Tudo o que mexa fora dele merece uma cura de arsénico burocrático intensiva".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “A Partir de uma História Verdadeira”, de Roman Polanski, com Emmanuelle Seigner e Eva Green. Eurico de Barros dá-lhe 4 estrelas: "Roman Polanski sabe-a toda. E sabe sobretudo que a ficção é muito mais inquietante e interessante do que a realidade".

Há mais dois filmes para ver esta semana: “O Meu Belo Sol Interior” é um drama sentimental francês com Juliette Binoche; e “Corpo e Alma” é uma comédia romântica vinda da Hungria e passada num matadouro.

Em 2012, a modelo norte-americana Lauren Wasser ficou sem a perna direita, por causa da Síndrome do Choque Tóxico, que contraiu através da utilização de um tampão. Agora, vai ter de amputar também a perna esquerda. Que doença é esta?

A Fair Bazaar é uma loja de marcas sustentáveis que acaba de abrir um espaço no Príncipe Real, em Lisboa. Há moda, decoração e cosmética.

Um desafio: consegue identificar cidades pelos seus mapas antigos? Temos 24 imagens e uma delas é do Porto. Veja lá como é que se sai.
 
Para acabar, veja o vídeo com o top 10 das notícias que mais fizeram rir os leitores do Observador em 2017. Todas as outras notícias estão aqui
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário