A Segurança da Informação é hoje um desafio em qualquer instituição, com o crescente número de ameaças que se tem feito sentir no últimos meses.
A chave destes novos desafios está em si, e na adoção das boas práticas de segurança, que apesar de simples, são eficazes, tanto na sua proteção como da sua Instituição.
Recentemente têm vindo a público, milhares de roubos de senhas de acesso a sistemas que colocam em causa, não só o colaborador como toda a organização e informação exposta.
Neste sentido, é por isso necessário não esquecer as boas práticas relacionadas com a utilização e manuseamento de senhas (passwords):
- Renovação das passwords a cada 3 meses (no máximo), ou sempre que suspeitar que a alguém a conheça;
- A password deverá ter, no mínimo, 8 caracteres;
- A password deve ser diferente do nome do utilizador;
- A password deverá conter no mínimo uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um caracter especial (exemplo: !#$%&);
- A password não deve ser igual às 10 anteriores;
Muito Importante:
Não deve utilizar a mesma password em sistemas profissionais e sistemas pessoais ou redes sociais.
Pela exposição na Internet (rede insegura), as redes sociais, estão mais vulneráveis a ataques, e em caso de roubo das senhas, todos os seus sistemas ficam desprotegidos.
Dica: Uma forma simples de criar uma senha segura, e que facilmente recorde (evitando post-it), é por exemplo, utilizar iniciais de frases:
Frase: Vou contribuir para a segurança do SNS já em 2017!
Senha: VcpasdSje2!
Por último, relembramos os Mandamentos de Cibersegurança que devem ser seguidos e divulgados por todos os utilizadores nas suas atividades diárias.
Seja o Embaixador da Segurança na sua Instituição!
Enviado por José Rui Rabaça
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