segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

ECOS Saúde | INFORMAÇÃO MUITO IMPORTANTE

Segurança da Informação é hoje um desafio em qualquer instituição, com o crescente número de ameaças que se tem feito sentir no últimos meses.

A chave destes novos desafios está em si, e na adoção das boas práticas de segurança, que apesar de simples, são eficazes, tanto na sua proteção como da sua Instituição.

Recentemente têm vindo a público, milhares de roubos de senhas de acesso a sistemas que colocam em causa, não só o colaborador como toda a organização e informação exposta.

Neste sentido, é por isso necessário não esquecer as boas práticas relacionadas com a utilização e manuseamento de senhas (passwords):

  • Renovação das passwords a cada 3 meses (no máximo), ou sempre que suspeitar que a alguém a conheça;
  • A password deverá ter, no mínimo, 8 caracteres;
  • password deve ser diferente do nome do utilizador;
  • password deverá conter no mínimo uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número e um caracter especial (exemplo: !#$%&);
  • password não deve ser igual às 10 anteriores;

Muito Importante:
Não deve utilizar a mesma password em sistemas profissionais e sistemas pessoais ou redes sociais.

Pela exposição na Internet (rede insegura),  as redes sociais, estão mais vulneráveis a ataques, e em caso de roubo das senhas, todos os seus sistemas ficam desprotegidos.


Dica: Uma forma simples de criar uma senha segura, e que facilmente recorde (evitando post-it), é por exemplo, utilizar iniciais de frases:

Frase: Vou contribuir para a segurança dSNS já e2017!

Senha: VcpasdSje2! 

Por último, relembramos os Mandamentos de Cibersegurança que devem ser seguidos e divulgados por todos os utilizadores nas suas atividades diárias.

Seja o Embaixador da Segurança na sua Instituição!


Enviado por José Rui Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário