quarta-feira, 21 de junho de 2017

Incêndio de Pedrogão dominado

Resultado de imagem para Incêndio de Pedrogão dominado
Maiores dificuldades ainda em Góis e na zona de Pampilhosa da Serra.
Está dominado o Incêndio de Pedrogão Grande, num perímetro de 107 km.
"Um dos passos que foi dado hoje e que é dado em cada um dos municípios [Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera] é a constituição de equipas entre o Governo (...) e as câmaras, uma equipa em cada concelho, para fazer no prazo máximo de dez dias, até ao final da próxima semana, o levantamento completo dos prejuízos e as medidas concretas para adotar no terreno", afirmou o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
Governo cria fundo financeiro
O ministro do Planeamento disse hoje que vai ser criado um fundo financeiro a partir da solidariedade dos portugueses para apoiar a reconstrução das habitações e da vida das pessoas afetadas pelo incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande. "Amanhã [quinta-feira], em Conselho de Ministros, já faremos a aprovação da constituição desse fundo e já acordámos com Pedrógão Grande e com os outros municípios" (Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra), afirmou o ministro do Planeamento e das Intraestruturas, Pedro Marques, em frente aos Paços do Concelho de Pedrógão Grande.
Quatro aldeias a salvo
Habitantes de quatro aldeias do concelho de Góis que tinham sido evacuadas devido ao incêndio que lavra desde sábado regressaram ao início da tarde de hoje às suas casas, informou o comandante das operações de socorro, Carlos Tavares.
Incêndio de Góis perde força
Há duas frentes ativas, os bombeiros contam com reativações à conta do aumento da temperatura e do vento. Carlos Tavares, do Comando Nacional de Proteção Civil diz está a contar com a entrada de humidade, por volta das 18h, 19h e que o incêndio ficará dominado "o mais rápido possível".
Número de feridos sobre para 204, 179 de Pedrogão e 25 em Góis

Fonte: TSF/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário