sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

360º - Os últimos ataques e acusações da campanha no PSD. Mais: Trump e os "países de merda"; Bloco Central à vista na Alemanha

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Rui Rio e Pedro Santana Lopes tentavam convencer os últimos militantes a votarem na eleição de amanhã. A linha de fronteira entre um e outro traçou-se usando o PS:

  • Rio esteve em Braga a explicar porque é que acha que os entendimentos entre PSD e PS são indispensáveis para se fazerem reformas no país;
  • Santana esteve em Aveiro a receber o apoio de Luís Montenegro, que fez questão de dizer que a ideia de viabilizar um Governo PS, defendida por Rio, é “suicidária”.

E houve ainda uma acusação de José Pacheco Pereira ontem à noite. No programa "Quadratura do Círculo", revelou que Santana Lopes o convidou para uma reunião no Hotel da Lapa, em 2011, para propor a criação de um novo partido, que concorreria contra o PSD. Santana negou tudo e diz que Pacheco Pereira apenas o quer “denegrir”.

Do último debate, nas rádios, saíram muitas afirmações que precisaram de ser confrontadas com a realidade. O derradeiro Fact Check às palavras de Rio e Santana está aqui. (E, aqui, eu explico porque é que é bom que estes debates sejam "combates de boxe".)

Um estudo da Eurosondagem encomendado pela candidatura de Santana Lopes mostra-o a perder num confronto com António Costa - mas por menos do que se o adversário do socialista fosse Rui Rio. Na disputa interna, há um empate. Já uma sondagem do CM dá Costa a vencer Rio por 55,7%-33% e a vencer Santana por 71%-19%.

A campanha está quase a acabar, mas ainda há uma última entrevista para ver. Hoje, pelas 10h, Pedro Santana Lopes é entrevistado em direto no Observador.Com transmissão no site e no Facebook, os leitores podem enviar as suas perguntas e comentários pelo email leitor@observador.pt. Apesar dos convites insistentes, Rui Rio não teve disponibilidade para uma entrevista.


Mais informação importante
Hoje começo pelas notícias internacionais: Angela Merkel e Martin Schulz chegaram a acordo esta madrugada para começar a negociar uma coligação de governo. Tudo indica que vem aí um Bloco Central na Alemanha.

"Porque é que queremos receber pessoas de países de merda?" Foi assim, rigorosamente assim, que Trump reagiu a um acordo de imigração que envolvia o Haiti e países africanos. E ainda perguntou porque é que os Estados Unidos não acolhiam mais gente de sítios como a Noruega. A notícia foi avançada pelo The New York Times.

Há mais alunos sem chumbos e com positiva nos exames nacionais, mas ainda são menos de metade. Os números foram divulgados ontem pelo Ministério da Educação.

Faro, Guimarães e Leiria. As denúncias surgem de todo o país. Afinal, o que se passa nos hospitais portugueses?A culpa é só da gripe? Ou está mais alguma coisa a falhar? O João Francisco Gomes preparou um Explicador pra esclarecer todas as dúvidas.

Os projetos-lei sobre legalização da canábis para fins medicinais vão ser discutidos na comissão parlamentar de saúde. Há agora 60 dias para tomar uma decisão.

Fernando Pinto vai deixar a TAP ao fim de 17 anos e é substituído pelo brasileiro Antonoaldo Neves. Numa mensagemaos trabalhadores, escreveu, sobre a empresa, que "foram 15 anos de sobrevivência" até à privatização da TAP. O Negócios escreve que a mudança é um "reforço de poderes" de David Neeleman. E diz ainda que o Estado vai propor a continuidade de Miguel Frasquilho como chairman.

Mário Centeno assume hoje a presidência do Eurogrupo. A cerimónia acontece na embaixada de Portugal em Paris.

O FC Porto venceu ontem o Moreirense por 2-1 e vai agora jogar com o Sporting nas meias-finais da Taça.Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que Soares "provou que às vezes mais vale só do que bem acompanhado".

Esta será a época com mais clássicos entre o FC Porto e o Sporting: depois do empate em Alvalade, haverá mais quatro até abril.


Os nossos Especiais
 
O Conversas à Quinta desta semana regressa ao ano de 1418. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto conversam sobre a colonização de Porto Santo e da Madeira e o início dos Descobrimentos. E perguntam: mas porque é que Portugal se virou para o Atlântico e o mar aberto?
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "O PSD entre os erros de ontem e os erros de amanhã": "O PSD tem de decidir qual é mais arriscado: se apostar nos que cometeram erros em 2004, ou se confiar nos que parecem preparar-se para cometer erros do mesmo tipo em 2019".

José Milhazes escreve "Guerra fria nas eleições presidenciais na Rússia": "Mas o pior está para vir. Há algum tempo atrás, a Rússia foi colocada, ao lado do Irão e da Coreia do Norte, como ameaça aos Estados Unidos. Em Fevereiro, espera-se uma nova onda de sanções".

Diana Soller escreve sobre as "cinco novas regularidades europeias": "As eleições que decorreram em 2017 revelam um conjunto de tendências que desconfio que se repetirão em 2018, e que demonstram uma profunda mudança social, identitária e política no velho continente".


Notícias surpreendentes

A luta contra os abusos sexuais em Hollywood está a ocupar várias páginas de jornais:
  • Foram conhecidas as histórias das cinco mulheres que acusam James Franco de conduta imprópria;
  • Steven Spielberg reagiu à carta aberta de 100 mulheres, entre elas Catherine Deneuve, a criticar os excessos do movimento #metoo: “Isto não é uma caça às bruxas” contra os homens;
  • A atriz Mira Sorvino, que ganhou um Óscar com um filme de Woody Allen, prometeu nunca mais trabalhar com o realizador, acusado de abusar sexualmente da filha adoptiva;
  • Michael Douglas decidiu antecipar-se e deu uma entrevista para anunciar que vai ser acusado de assédio sexual. Desmentiu tudo, excepto o uso de "linguagem colorida".
 
Quem é David Bruno, o artista que junta Marante, samples e Vila Nova de Gaia? É o autor de "O Último Tango em Mafamude". O Diogo Lopes dá-lhe todos os detalhes.

O nosso crítico de restaurantes, Sebastião Carolino, foi ao Nogueira's Porto, na baixa portuense, comer carne. E deu-lhe quatro estrelas porque percebeu que ainda é possível comer num sítio "moderno" sem ser preciso vender um rim.

São 27 fotos que enganaram toda a gente. Circularam por milhões de pessoas, que acreditaram nelas - mas eram falsas. Confira se também caiu na armadilha.
 
Vou lembrar outra vez: pelas 10h, o Observador entrevista Pedro Santana Lopes em direto. Venha ter connosco aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário