sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

LUTO: Como ultrapassar o desaparecimento, a doença e a morte do nosso animal de estimação


Este é o livro que ninguém gostaria de ler se pudesse. E, podemos assegurar, é impossível lê-lo sem chorar. Mas é um livro necessário e que pode ajudar a ultrapassar a dor da perda dos melhores amigos do homem: os seus animais de estimação. Meu Gato, Meu Cão: O Adeus, do Dr. Frantz Cappé, médico-veterinário francês com vinte anos de experiência, é o manual ideal para os momentos mais duros que se seguem à doença e perda dos nossos amigos incondicionais.

«Como ajudar os donos nestes momentos tão dolorosos? É uma constatação implacável e dramática: no dia em que acolhemos nos nossos braços um cão ou um gato, sabemos que os perderemos. Um gato ou um cão vive menos tempo que os humanos e felizmente, na maior parte dos casos, desaparecerá antes de nós», reconhece o autor do livro. «Quando se aproxima o fim da vida do pequeno amigo, gato ou cão, o dono é confrontado com uma vaga de emoções que não esperava e que talvez nem compreenda: a sua angústia perante o fim da vida, o encaminhamento para a decisão de eutanasiar, o choque, quando o animal morre repentinamente na sequência de um acidente, a vivência por vezes caótica do luto, a dificuldade em fazer com que os outros reconheçam a dimensão da sua dor…».

O luto pelos animais de estimação é normal e Meu Gato, Meu Cão: o Adeus ajuda a ultrapassar as várias etapas do processo, a vivência emocional nem sempre compreendida por todos, a forma de ajudar as crianças a lidar com a morte, assim como os idosos que perdem a sua única companhia. Não são esquecidos os restantes animais que possam existir em casa. Organizado de forma simples e directa, este livro explica ainda as formalidades administrativas obrigatórias no processo de morte do animal de estimação e, até, do melhor momento para pensar em adoptar um novo amigo. Nas palavras do Dr. Frantz Cappé: «As histórias de amor são belas porque nunca se repetem, e garanto-lhe que não existem dois animais iguais».

MEU GATO, MEU CÃO: O ADEUS
Dr. Frantz Cappé
15x23
144 páginas
Não Ficção/Auto-ajuda
14,90 €
Nas livrarias a 16 de Janeiro
Guerra e Paz Editores
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal






Nenhum comentário:

Postar um comentário