segunda-feira, 16 de abril de 2018

VAGOS: Concluída a 1ª Fase da Requalificação do espaço adjacente à Avenida Dr. Lúcio Vidal

Com o propósito de “restituir o centro urbano tradicional da vila de Vagos à população” a Câmara Municipal de Vagos dá por concluída a 1ª Fase da Requalificação do espaço adjacente à Avenida Dr. Lúcio Vidal.
Esta obra, prevista no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Vagos, resultou da demolição do antigo Centro de Saúde de Vagos e tem como objetivos principais: renovar um espaço degrado e inutilizado, valorizando uma das principais portas de entrada na vila; contribuir para uma oferta turística mais alargada e diversificada; contribuir para a sustentabilidade do património natural e divulgar a fauna e a flora presentes na frente lagunar.
Esta operação concorre no sentido de reverter a atual realidade urbana da vila de Vagos, onde a degradação generalizada do espaço público é notória, permitindo uma melhoria da qualidade do ambiente e da imagem urbana e garantindo a valorização e o robustecimento do centro histórico, apostando num espaço público verde enquanto elemento de transição entre o edificado e a frente ribeirinha. Por outro lado, reveste-se de elevada importância enquanto “ponto de partida” para a prossecução da estratégia de regeneração urbana preconizada pelo PARU de Vagos (onde se prevê uma abordagem integrada, com intervenções ao nível do espaço público e do edificado) e pelo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana da vila de Vagos.
As próximas obras previstas no PARU são Reabilitação do Palacete Visconde de Valdemouro; Requalificação do Espaço Público adjacente à Avenida Doutor Lúcio Vidal (Requalificação do Espaço Público em Articulação com a Praça do Município) – 2ª fase.
Com estas intervenções, o Município de Vagos pretende contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, criando espaços verdes e de lazer, onde a população possa usufruir e partilhar, nos seus tempos de livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário