segunda-feira, 16 de abril de 2018

Santarém e Lagos: Dia 19 às 19h apresentação do livro "Cabinda - Um Território em Disputa", com Sedrick de Carvalho



Sedrick de Carvalho apresenta na próxima quinta-feira, dia 19 às 19h, na Sociedade Recreativa Operária, em Santarém,​

​ ​
o livro "Cabinda - Um Território em Disputa". 



Nasceu em Luanda, é jornalista e ativista pelos direitos humanos. Preso político condenado pelo regime angolano a quatro anos e seis meses no «Processo 15+2», em 2016, com Luaty Beirão, sob acusação de «atos preparatórios de rebelião» e «associação de malfeitores». Ficou preso durante um ano (...)

Na sinopse podemos ler:

"Oito autores dão voz a Cabinda em oito ensaios, mostrando diferentes perspectivas sobre a questão e o estatuto do território. Esta é uma importante parte da história do enclave, contada por quem a viveu e a analisa. Três dos autores estiveram presos pela tomada de posição em defesa dos direitos humanos e foram, mais tarde, considerados prisioneiros de consciência pela Amnistia Internacional. Um vive há décadas no exílio. E se as autoridades angolanas dizem que não há guerra nem guerrilha em Cabinda, alguns autores falam em confrontos violentos e em notícias de assassínios e raptos, perseguição de activistas e religiosos, impedimento de realização de manifestações e imprensa limitada.
Nesta obra, aborda-se a formação do território sob perspectivas históricas e jurídicas, defende-se o direito e dever de resistência contra a ocupação, fala-se de Che Guevara como «pai espiritual» da intervenção cubana em Cabinda, analisa-se o tratamento dado por Portugal durante a presidência de Cavaco Silva, descreve-se a forma como Cabinda é referida na imprensa angolana e analisa-se, ainda, o significado político e jurídico do Tratado de Simulambuco. A obra é ricamente documentada, para que a memória dos que lutam pela paz no território não se apague".


Editora Guerra & Paz
Comercialização: Bertrand Livreiros
Foto em anexo
Local: Sala de Convívio da SRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário