sexta-feira, 6 de abril de 2018

Workshop em Cantanhede assinalou a importância de um “Envelhecimento ativo”

Cerca de 40 de participantes assistiram ao workshop “Envelhecimento ativo”, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado dia 4 de abril.
O evento, inserido no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, esteve a cargo da jurista Adriana Rodrigues, vice-presidente da Delegação Regional de Coimbra da DECO e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.
Adriana Rodrigues destacou a “importância do envolvimento da comunidade sénior em projetos como o das “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos”, onde se podem facultar conhecimentos importantes sobre os direitos e deveres do sénior, garantindo um envelhecimento ativo e saudável”. Outro dos fatores que a jurista realçou para um envelhecimento saudável “é sem dúvida a alimentação, em que não posso deixar de destacar a importância da sopa na nossa cadeia alimentar. O consumo diário de sopa é mais aconselhado para uma alimentação equilibrada, principalmente para a população jovem e sénior, devido sua composição rica em vitaminas e hidratos de carbono”.
“Outra temática que será importante referir, será também o da leitura dos rótulos de produtos, pois o conhecimento da sua interpretação uma seleção mais criteriosa por parte da população. Quanto melhor conhecermos o que consumido melhor saúde proporcionamos ao nosso corpo, e claro que, a boa alimentação deverá ser sempre acompanhada com uma prática desportiva regular”, a responsável DECO.
Pedro Cardoso agradeceu a presença da jurista e enalteceu “a pertinência e utilidade da iniciativa”, destacando “a importância de saber envelhecer e viver cada dia da melhor forma, de forma equilibrada e saudável.”
Ao longo da sessão, a oradora partilhou com a assistência ensinamentos relacionados com boas práticas, nomeadamente nas áreas da alimentação, saúde, prática desportiva e bem-estar, em particular no público sénior.
Esta é a 3ª vez que o Município, através da sua Biblioteca Municipal, acolhe iniciativas propostas pela DECO [In]Forma, já que em 2017 realizaram-se nesta instituição as ações de sensibilização “De olho no rótulo, pela sua saúde!” (sensibilização para a leitura de rótulos) e “O essencial sobre economia pessoal”.

Sobre a DECO:
A DECO é uma organização constituída em 12 de fevereiro de 1974, com o objetivo de representar e defender os interesses dos consumidores portugueses. Com um percurso construído ao longo de décadas, há mais de 40 anos que a DECO aposta na proximidade e apoio aos consumidores por todo o país.
A formação e a educação do consumidor são atividades fundamentais da DECO que, através da DECO Forma e DECO Jovem, reforça o trabalho que a organização tem vindo a fazer junto das novas gerações de consumidores, mais informados e mais conscientes dos seus direitos e dos mecanismos existentes para a sua afirmação e defesa.

Em Tardes Comunitárias
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do telefone 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.
O programa terá, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo mas que geralmente dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.
Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário