sábado, 12 de maio de 2018

Torres Vedras e Alenquer apresentam os Embaixadores da Cidade Europeia do Vinho


Foi em pleno coração de Lisboa que Torres Vedras e Alenquer apresentaram os Embaixadores da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, personalidades ligadas a áreas como a cultura, a ciência, a moda, o desporto, a gastronomia e, claro, o vinho, que mantêm uma relação íntima com a região e que agora são o “rosto” da distinção atribuída pela Rede Europeia das Cidades do Vinho – RECEVIN

João Baião, Guta Moura Guedes, José Wallenstein, Ana Guiomar, Joana Vasconcelos, Nélson Pereira, Nuno Côrte-Real, Maria Sampaio, Miguel Gameiro, Pedro Lamy, Susana Félix, Vasco d’Avillez e o Padre Vítor Melícias são algumas das personalidades que se associam à “Cidade Europeia do Vinho 2018”, de uma lista que conta com mais de 20 Embaixadores.

Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, salientou a importância de poder contar com o apoio deste grupo de personalidades na promoção do território, da vinha e do vinho da região.

Depois da Gala de Abertura da “Cidade Europeia do Vinho” ter decorrido na Câmara Municipal de Lisboa, a 3 de março, Carlos Bernardes destacou que o regresso à Capital se insere numa visão estratégica de promoção dos Vinhos de Lisboa. Uma ideia reforçada por Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, que lembrou que a região tem vindo a ser premiada a nível nacional e internacional, apontando a importância dos Vinhos de Lisboa para a economia local e nacional.

A sessão de apresentação, que decorreu na passada sexta-feira, contou com a presença de José Arruda, secretário-geral da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho – AMPV, e até dos Reis do Carnaval de Torres Vedras, que rumaram a Lisboa para receber as personalidades no topo da escadaria do Palácio Chiado.

O final da tarde fez-se ao som do saxofone, enquanto se degustavam os vinhos da região e se provavam os Pastéis de Feijão de Torres Vedras e as Broas de Mel de Alenquer, e contou ainda com uma prova comentada promovida pela Confraria da Aguardente da Lourinhã.

Os Embaixadores da “Cidade Europeia do Vinho 2018”

Alexandre Silva
Natural de Alenquer. Trabalhou nos principais restaurantes em Lisboa e, depois de uma passagem pelo Alentejo, regressou à Capital e conquistou uma Estrela Michelin.

Ana Guiomar
Nasceu e cresceu em Torres Vedras. Atriz conhecida do grande público, com carreira iniciada na série Morangos com Açúcar. Em 2016 e 2017 fez parte do elenco da novela Amor Maior (SIC) e apresentou o programa de pastelaria Best Bakery.

Beatriz Silva
Eleita Miss Vindimas de Torres Vedras em 2017, naquele que é um evento com grande tradição no Concelho - o Festival das Vindimas.

Guta Moura Guedes
Natural de Torres Vedras. É empresária e figura de referência nas artes e no design. 

Dirige a Experimenta Design.

Joana Vasconcelos
Artista plástica de renome internacional. A sua relação com Torres Vedras teve início com o Sr. Vinho, a obra de arte instalada desde 2010 junto ao Mercado Municipal de Torres Vedras.

Joaquim Ferreira
Torriense. Neurologista e investigador. Responsável pelo Comité de Educação da Sociedade Internacional de Doenças do Movimento e responsável clínico do Campus Neurológico Sénior, em Torres Vedras.

João Baião
Ator e apresentador de televisão. Está atualmente em cena no Teatro Politeama em Eu saio na próxima. E você? de Filipe Lá Féria. Reside em Alenquer.

João Simões
Natural de Alenquer. Formou-se em Lisboa, tendo trabalhado nos melhores restaurantes da Capital. Foi Campeão do Mundo de Cozinha, em 2006, e atualmente tem um restaurante de assinatura em Alenquer.

José Bento dos Santos
Gastrónomo. Vice presidente da Academia Internacional de Gastronomia. Adquiriu a Quinta Monte d’Oiro em 1990, de onde saem alguns dos vinhos mais reputados internacionalmente desde 1997.

José Luís Oliveira e Silva
Fez carreira em Londres nos mercados financeiros. Em meados dos anos 90 tomou o pulso da propriedade da família, tornando-a numa das maiores empresas exportadoras de vinho do mundo: a Casa Santos Lima.

José Manuel Ferrão
Reside em Torres Vedras há mais de 30 anos. Licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade de Lisboa. Médico veterinário municipal.

José Wallenstein
Ator. Atualmente faz parte do elenco da novela A Herdeira (TVI). Reside em Torres Vedras.

Maria Sampaio
Natural de Alenquer. Apaixonada pela representação e pela música. Foi nos Morangos com Açúcar que se tornou conhecida, tendo passado por vários programas de televisão.

Mastiksoul
Dj e produtor. Reside no concelho de Torres Vedras.

Miguel Gameiro
Fundador e vocalista da banda Pólo Norte. Iniciou a sua carreira a solo em 2010. Reside em Torres Vedras.

Nélson Pereira
Natural de Torres Vedras. Foi guarda-redes do Torriense e do Sporting Clube de Portugal. Atualmente é treinador de guarda-redes do Sporting e presidente da Academia Sporting Turcifal.

Nuno Côrte-Real
Torriense. Compositor e Maestro. Diretor artístico da “Temporada Darcos”.

Padre Vítor Melícias
Torriense. Figura ímpar da Igreja Católica. Dá o seu nome ao Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, em Torres Vedras.

Pedro Lamy
Natural de Alenquer, reside em Torres Vedras. Piloto. Foi o primeiro automobilista português a pontuar na Fórmula 1.

Sandra Tavares da Silva
Enóloga da Quinta de Chocapalha, em Alenquer. Formou-se em Enologia por afinidade ao negócio da família. É responsável por alguns dos vinhos premiados por Robert Parker.

Suas Altezas Reais, os Reis do Carnaval de Torres Vedras
O Carnaval de Torres Vedras é o evento de referência do Concelho. Desde 1923 que os Reis do Carnaval de Torres Vedras, Rei e Rainha, são dois homens.

Susana Féilx
Natural e residente em Torres Vedras. Cantora e atriz. Autora do recente sucesso Samba da Matrafona, em conjunto com Zeca Pagodinho e Emicida.

Timóteo Tiny (NBC)
NBC, de nome Timóteo Tiny, é cantor e escritor de música. Natural de São Tomé e Príncipe, reside em Torres Vedras há muitos anos.

Vasco d’Avillez
Presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa. Dedicou a sua vida profissional inteiramente ao vinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário