terça-feira, 12 de junho de 2018

Trump garante segurança da Coreia do Norte, Kim aceita desnuclearização

China saúda acordo histórico e importância dos EUA e Coreia do Norte negociarem como iguais.
Pontos principais
Um dos pontos principais do acordo assinado entre os EUA e a Coreia do Norte é o compromisso de trabalharem na questão dos prisioneiros de guerra e desaparecidos em combate, incluindo a imediata repatriação dos que já estão identificados, indica o Wall Street Journal.
O compromisso mútuo de estabelecer novas relações no sentido da paz e prosperidade dos dois povos, e desenvolver esforços conjuntos para construir uma paz duradoura e estável na península coreana, são outros pontos principais.
Texto completo
O documento assinado por Trump e Kim, citado pela Reuters, diz o seguinte:
"O Presidente Donald J. Trump dos EUA e o Presidente Kim Jong-un da ​​Comissão de Assuntos de Estado da República Democrática Popular da Coreia (RDPC) realizaram uma primeira cimeira histórica em Singapura em 12 de junho de 2018.
O Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un realizaram uma troca de opiniões abrangente, profunda e sincera sobre as questões relacionadas com o estabelecimento de novas relações EUA-RPDC e a construção de um regime de paz duradouro e robusto na Península Coreana.
O Presidente Trump comprometeu-se a fornecer garantias de segurança à RPDC, e o Presidente Kim Jong-un reafirmou o seu firme compromisso de completar a desnuclearização da Península da Coreia.
Convencidos de que o estabelecimento de novas relações EUA-RPDC contribuirá para a paz e a prosperidade da península coreana e do mundo, e reconhecendo que a construção da confiança mútua pode promover a desnuclearização da Península Coreana, o Presidente Trump e o Presidente Kim Jong-un declaram o seguinte:
1. Os Estados Unidos e a RPDC comprometem-se a estabelecer novas relações EUA-RPDC de acordo com o desejo dos povos dos dois países pela paz e prosperidade.
2. Os Estados Unidos e a RPDC vão unir esforços para construir um regime de paz duradouro e estável na Península da Coreia.
3. Reafirmando a Declaração de Panmunjom de 27 de abril de 2018, a RPDC compromete-se a trabalhar para a desnuclearização completa da península coreana.
4. Os Estados Unidos e a RPDC comprometem-se a recuperar prisioneiros de guerra/desapareciados em combate, incluindo o repatriamento imediato daqueles já identificados. Tendo reconhecido que a cimeira EUA-RPDC - a primeira da história - foi um evento memorável de grande significado e superando décadas de tensões e hostilidades entre os dois países e para a abertura de um novo futuro, o presidente Trump e o presidente Kim Jong-un comprometem-se a implementar o estipulado nesta declaração conjunta de forma completa e expedita.
Os Estados Unidos e a RPDC comprometem-se a realizar negociações subsequentes lideradas pelo Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e por um funcionário relevante da RPDC de alto nível, o mais rapidamente possível, para implementar os resultados da cimeira EUA-RPDC.
O Presidente Donald J. Trump dos EUA e o Presidente Kim Jong-un da ​​Comissão dos Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coreia comprometeram-se a cooperar para o desenvolvimento de novas relações EUA-RPDC e para a promoção da paz, prosperidade e segurança da península coreana e do mundo.
Fotos do documento
A Coreia do Norte comprometeu-se a "trabalhar no sentido" da desnuclearização, segundo revela uma fotografia do texto assinado por Trump e Kim.
"O presidente Trump comprometeu-se a dar garantias de segurança à República Popular da Coreia do Norte, e o presidente Kim Jung-un reafirmou o compromisso firme e inabalável de completar a desnuclearização da Península Coreana", lê-se no documento.
Pequim elogia cimeira "histórica"
A China qualificou a cimeira como "histórica" e apelou a uma "desnuclearização total" para ultrapassar as tensões na península coreana.
Trump e Kim "estarem juntos e falarem como iguais tem um significado importante e positivo, e está a criar uma nova história", disse aos jornalistas o chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi.
"O cerne da questão nuclear da península [coreana] é a segurança. A parte mais importante e difícil desta questão de segurança para os EUA e a Coreia do Norte é sentarem-se para encontrarem uma forma de resolução através de conversações entre iguais", adiantou Wang Yi, citado pela France Press.
A par da "desnuclearização total", o governante chinês defendeu a necessidade de haver "um mecanismo de paz para a península" capaz de satisfazer as "razoáveis preocupações de segurança" norte-coreanas, acrescentou.
Fim da cimeira
Os dois líderes já deixaram o hotel onde se realizou a cimeira. Trump disse que dará uma conferência de imprensa na próxima hora, antes de deixar Singapura.
Novo aperto de mão
Donald Trump e Kim Jung-un surgiram junto às escadas do hotel com o documento assinado nas mãos. "Tivemos um dia magnífico e aprendemos muitos sobre cada um de nós e dos nosso países", referiu o presidente norte-americano.
Sobre Kim Jung-un, "aprendi que é um homem muito talentoso e também que ama muito o seu país", acrescentou Trump, dando de seguida novo e prolongado aperto de mãos com o homólogo norte-coreano.
Questionado sobre se haverá novos encontros ou convidará Kim a visitar a Casa Branca, Trump disse que sim a ambas as questões.
Documento histórico
O presidente norte-americano e o líder norte-coreano assinaram "um documento muito importante", nas palavras de Kim Jong-un.
O líder da Coreia do Norte afirma tratar-se de um "documento histórico." E que o "mundo verá uma grande mudança".
O Presidente dos Estados Unidos tinha já afirmado que a cimeira histórica com o líder norte-coreano "correu melhor do que alguém poderia imaginar".
"Foi um encontro verdadeiramente fantástico", adiantou Donald Trump à imprensa, à saída de um almoço de trabalho com Kim Jong-un - momentos antes da assinatura do "documento histórico".
O aperto de mão
Donald Trump e Kim Jong-un apareceram e apertaram as mãos em frente aos jornalistas que estão no hotel Capella em Singapura. O momento em que os dois se cumprimentaram e viraram para as câmaras durou cerca de 15 segundos. Os dois dirigiram-se depois à sala onde decorre o encontro a dois. Apenas ficaram acompanhados pelos tradutores.
Sentados nas cadeiras, lado a lado, Trump e Kim mostraram-se otimistas.
O que disse Trump: "Vamos agora falar e vai ser um sucesso, teremos uma relação tremenda, não tenho dúvidas. Sinto-me honrado"
O que disse Kim: "O caminho até aqui não foi fácil. Preconceitos e práticas antigas foram obstáculos, mas ultrapassamo-los e estamos aqui hoje."
Sorriram e voltaram a apertar as mãos.
A agenda (horas de Portugal):
- 02h15: reunião entre os dois presidentes com duração prevista de 45 minutos
- 03h00: reunião abre-se às equipas que acompanham os dois chefes de Estado
- 4h30: almoço de trabalho entre Donald Trump e Kim Jong-un
- 09h00: Trump fala à imprensa
Os dois líderes chegaram ao Hotel Capella de cara séria, semblante carregado.
DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário