sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Economia Não-Oficial Urbana em Luanda

O submundo dos negócios em Angola aproveita a quem?



Corrupção, gestão ruinosa da coisa pública, peculato, branqueamen­to de capitais. A economista Manuela Venâncio analisou os danos causados pela economia paralela em Angola ao longo de quatro décadas. Conheça as conclusões no livro A Economia Não-Oficial Urbana em Luanda (1960-1996), editado pela Guerra e Paz.

Em 2014, Angola mergulhou numa crise económica, na qual perdeu a credibilidade dos mercados, viu o kwanza desvalorizar e quase faliu. Tudo isto após um processo de desenvolvimento social e económico, verificado fundamentalmente em Luanda. Que terá acontecido? Qual a razão deste revés?

Décadas de práticas de gestão danosa, causadas pela economia paralela, que trouxeram consequências nefastas para aquele país. É este o mote de Economia Não-Oficial Urbana em Luanda (1960-1996), um estudo levado a cabo pela economista Manuela Venâncio para esclarecer dúvidas demasiado antigas que insistem em não ver resposta. Quem é responsá­vel pela crise em Angola? E pela criação de uma mentalidade de desmoralização da vida pública? Quem aproveitou o banquete? Quem ficou com os restos?

As respostas estão à distância da leitura deste estudo, com o qual a autora, antiga técnica superior nos ministérios do Comércio e da Indústria em Angola, pretende dar um contributo para o desenvolvimento e sustentabilidade da economia angolana.

A Economia Não-Oficial Urbana em Luanda (1960-1996) estará à venda nas livrarias e no site da Guerra e Paz, Editores, a partir da próxima terça-feira, dia 20 de Novembro.

O lançamento está agendado para o dia 29 de Novembro, quinta-feira, pelas 18h30 na livraria Bertrand do centro comercial Picoas Plaza, em Lisboa. A sessão contará com a apresentação dos professores Dr. João Confraria e Dr. José Filipe Rafael da Católica Lisbon School Of Business & Economics.


Economia Não-Oficial Urbana em Luanda (1960-1996)
Manuela Venâncio
Não Ficção / Economia
208 páginas · 15x23 · 14,00€
Nas livrarias a 20 de Novembro
Guerra e Paz, Editores


Nenhum comentário:

Postar um comentário