sábado, 24 de novembro de 2018

Manhã de sábado: Documento estatal de 2014 anteviu queda da estrada /premium

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Direção Regional da Economia do Alentejo alertou em junho de 2014, em memorando obtido pelo Observador, para o “arrastamento de parte da estrada" de Borba. Resta saber a quem foi enviado o documento.
Na mega-conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, no Porto, António Costa afirmou que “por princípio, o Estado é responsável e deve indemnizar” as vítimas do desastre no Alentejo.
Um pastor alemão e um pastor belga. Alex e Síria podem já ter localizado uma das vítimas. Fomos saber como conseguem em algumas horas o que nenhum humano conseguiu em 5 dias de buscas.
"Coletes amarelos" estão nas ruas de Paris e há confrontos com forças de segurança. Protestos começaram contra aumento de impostos nos combustíveis, mas já se pede demissão de Macron. Veja as imagens.
Caixa económica tem exposição de cerca de 150 milhões de euros a grupo empresarial que quis criar linhas de cruzeiros. Parte dos créditos foram concedidos contra pareceres internos.
O inquérito foi aberto na sequência de um artigo do Observador, que fazia contas aos 12,6 milhões de ajuda às vítimas. O Ministério Público quer saber onde está esse dinheiro e como vai ser aplicado.
Juiz aceita acusação da Procuradoria-Geral contra os ex-presidentes brasileiros e três outras pessoas do crime de associação criminosa no caso conhecido por "Quadrilhão do PT".
O modelo já é usado nos EUA, Canadá e Grécia. Em vez de se espetar o touro, colam-se a bandarilhas numa capa de velcro. Proposta será apresentada por deputado socialista, avança o Expresso.
Amnistia Internacional alerta que maioria dos países europeus continua a reconhecer o crime de violação sexual só quando há violência física, ameaça ou coação, contrariando a Convenção de Istambul.
O governo espanhol já tinha afirmado que exige uma "garantia absoluta" de que em todas as matérias relacionadas com Gibraltar no compromisso sobre o Brexit é "necessário o acordo prévio de Espanha".
O presidente do PSD, Rui Rio, admitiu que "nem tudo está mal" ao fim de três anos de governação socialista, mas fez uma avaliação negativa do trabalho do executivo liderado por António Costa. 

Opinião

Rui Ramos
Em Portugal, a maior ameaça à democracia não vem de populismos, mas do desaparecimento da responsabilidade política, tal como vimos em Pedrogão, em Tancos e em Borba. 
Maria João Avillez
A primeira nota tem uma matriz estatal mas logo voou para o melhor que a cultura portuguesa tem graças a Manuela Júdice. A segunda lembra o fulgor criativo de um grande artista plástico, Jorge Martins
Helena Garrido
A estratégia do primeiro ministro dos últimos quase quatro anos não pode ser replicada por mais quatro. Para continuar no poder com sucesso António Costa precisa de ter uma maioria absoluta.
Paulo Tunhas
É difícil encontrar melhor exemplo da artificialidade e puerilidade do debate público em Portugal do que a querela sobre as touradas. E também um espectáculo de colossal exercício de hipocrisia.
José Manuel Fernandes
Uma estrada que não se entende como podia estar aberta. Uma família que morre porque tardou a conseguir pagar a electricidade. O país frágil, pobre, esquecido não desaparece com irritantes optimismos.
MAGG

Maggie
Sofá e um filme de Natal? Escolhi os melhores na Netflix para estes dias frios.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário