quinta-feira, 7 de março de 2019

Crescente participação de mulheres: Incubadora do Standard Bank já formou 165 empreendedores a nível nacional


Foto de Fim de Semana
A Incubadora de Negócios do Standard Bank, em parceria com a ideiaLab, formou, em Maputo, através do programa #ideate Bootcamp, nas suas quatro edições, um total de 165 empreendedores a nível nacional.

Esta informação foi revelada por Sasha Vieira, responsável pela incubadora, no decorrer da quarta edição da formação, realizada recentemente.

Sasha Vieira acrescentou que o programa #Ideate Bootcamp está a registar um crescimento em termos de participação de mulheres. Este facto é comprovado com o enorme crescimento verificado desde a primeira edição, tendo passado de 29 para 57 por cento.

“Em termos de sucesso, muito recentemente, tive o privilégio de testemunhar o facto de uma das participantes da segunda edição da formação, Marta Uetela, do projecto Minimal LivingBox, ter-se sagrado vencedora de um importante concurso de startups, a nível nacional”, disse a responsável pela incubadora.

Para Sasha Viera, a presente edição destaca-se por ter havido 138 candidaturas (projectos), o que significa um acréscimo de 16%, quando comparado com as inscrições anteriores. Por sua vez, Adelina Nhanala, gestora do projecto #Ideate Bootcamp e colaboradora da ideiaLab, fazendo uma retrospectiva, disse que só no ano passado em três edições foram formados 126 empreendedores, que agora encontram-se mais capacitados para alcançarem os seus sonhos.

Em jeito de balanço da quarta edição, Adelina Nhanala, disse que durante o bootcamp surgiram muitas ideias “fora da caixa”, o que motiva um enorme contentamento por parte de toda a equipa da IdeiaLab e do Standard Bank, a seguir em frente com este projecto.

Outro aspecto de salientar, foi o facto de os participantes terem negócios em diferentes áreas e diferentes idades, o possibilita uma maior troca de experiências, networking e parcerias. Flora Pedro, participante do #ideatebootcam, disse ter tido conhecimento sobre esta iniciativa através de um amigo e as expectativas que tinha foram superadas, porque foram alcançados os objectivos de fazer acontecer as coisas, isto é, sair com teoria e ferramentas para aplicar na prática.

“É de louvar a iniciativa do Standard Bank e da IdeiaLab, porque eles conseguiram fazer de nós pessoas diferentes e não saberíamos expressar o nosso agradecimento”, frisou a participante. Alfiado Ngana, igualmente participante, programador de software, disse que apesar da pequena experiência que trazia, aprendeu ainda mais com esta imersão de três dias na incubadora. Importa realçar que a próxima edição do programa #Ideate Bootcamp terá lugar no mês de Julho e em 2019 serão realizadas no total quatro edições.

O programa tem por objectivo apoiar os jovens aspirantes a empreendedores. Durante o Bootcamp os participantes utilizam o processo de Lean Startup e Design Thinking para entender desafios da comunidade e validar os seus pressupostos, elaboração de um Produto Mínimo Viável (MVP), desenho do Modelo de Negócio, respectiva apresentação e interacção com empreendedores já estabelecidos.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique
Link do site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário