O Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, em parceria com a Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros e com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Química da Universidade de Aveiro, vai levar a cabo no próximo dia 15/05/2019, uma palestra subordinada ao tema "O que é o Mercado do Carbono?", a qual visa uma abordagem sobre as regras comunitárias e nacionais, aplicáveis às áreas da energia e indústria, abrangidas pelo Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), que é hoje, à escala europeia, o principal instrumento de política de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa.
A aplicação do regime CELE teve início em 2005, tendo a Comissão Europeia estabelecido um período experimental, de aprendizagem para o período subsequente: 2008-2012, que coincidiu com o período de cumprimento do Protocolo de Quioto. No período 2013 - 2020 com a publicação da nova Diretiva CELE - Diretiva 2009/29/CE, incluída no Pacote Clima Energia, verificou-se um alargamento do âmbito, com a introdução de novos gases e novos sectores, da redução da quantidade de licenças de emissão atribuídas a título gratuito e a criação de um mecanismo de leilão para a compra de licenças de emissão.
Esta temática terá como Oradora: Eng.ª Helena Pereira – Engenheira de Ambiente pela U.A./ Pós - Graduação em Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho/ Pós - Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar/ Pós - Graduação em Ética e Responsabilidade Social/ Consultora/ Auditora da APCER/ Verificadora EMAS/ Verificadora CELE/ Verificadora SEVESO.
Programa da Palestra:
Dia 15/05/2019 – 15:00 h
Local: Anfiteatro do Departamento de Química (Sala 15.1.59) – Universidade de Aveiro
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, devendo as inscrições ser efetuadas através do SIGOE ou para o endereço aveiro@centro.oep.pt.
Para qualquer esclarecimento, o contacto telefónico é o seguinte: 234 386 701
Informa-se que, a pedido dos interessados, serão disponibilizados certificados de participação, que o deverão requerer no ato de inscrição.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário