sábado, 29 de junho de 2019

Aveiro | TARDES COM SABERES | DIA 10 DE JULHO - VAMOS FALAR DE CIBERSEGURANÇA

Violação da privacidade, captura e venda de dados pessoais, fraudes financeiras, roubo de informação de negócios, pedidos de resgate, chantagem e extorsão.
A digitalização da vida em sociedade, com a consequente proliferação de dados e o aumento exponencial, em volume e natureza, da informação sensível, que hoje é armazenada, tratada e partilhada, através de um sem número de plataformas tecnológicas cada vez mais complexas, e a crescente valorização que essa informação tem vindo a ter enquanto ativo comercial potenciam não só a multiplicação como também o grau de sofisticação dos ataques cibernéticos, ao ponto de ser vulgar ouvir, da boca de especialistas, que, cada um de nós, empresas e instituições, “ninguém está seguro”. Ou que, ainda assim, não há mais problemas porque não existem hackers em número suficiente “para ir a todas”.
Porque é com esta realidade incontornável que pessoas, empresas e instituições vivem e convivem, a UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, leva a efeito, no próximo dia 10 de julho, uma primeira abordagem ao problema da Cibersegurança.
Trata-se de mais uma edição do ciclo Tardes…. Com Saberes (*) , conversas informais ao fim da tarde, com encontro marcado naCasa Santa Joana (Aveiro) às 18h00. As entradas são livres, mas sujeitas a inscrição, através do e-mail unave.formacao@ua.pt.
Para falar dos vários aspetos que a Cibersegurança envolve, das medidas tecnológicas às atitudes comportamentais, vamos ter connosco, para uma conversa tanto quanto possível descontraída, quatro especialistas: João Gaspar, da CIIWA - Competitive Intelligence & Information Warfare Association, Ivo Rosa, da EDP, João Paulo Magalhães, do IPP - Instituto Politécnico do Porto, e   Fernando Amorim, empresário, gestor e especialista em Gestão de Risco.
Esta sessão das Tardes Com…Saberes sobre Cibersegurança antecipa um ciclo de formações sobre as múltiplas questões de segurança que se colocam às pessoas, empresas e serviços na era digital, que a UNAVE pretende levar a efeito durante o próximo ano letivo (a partir de outubro),
Tratar-se-á de um ciclo de ações de informação/sensibilização/formação dirigidas umas ao público em geral e outras a técnicos, empresários e outros decisores, com duração e níveis de aprofundamento das temáticas adequados a cada público.
José C. Maximino

Nenhum comentário:

Postar um comentário