O Município de Pampilhosa da Serra prepara-se para viver de perto, pela primeira vez, toda a emoção da mais conceituada prova de ciclismo nacional, que promete agitar o país 31 de julho a 11 de agosto. A estreia ocorrerá na 4ª etapa da Volta a Portugal Santander, disputada a 4 de agosto, sendo considerada pela organização como “o dia mais importante da primeira fase da prova”.
A estreia de Pampilhosa da Serra reveste-se de um sabor ainda mais especial, uma vez que será o ponto de partida daquela que é considerada a “Etapa Rainha” da “Volta”, que termina na Serra da Estrela após uma árdua jornada de 145 quilómetros, com cinco contagens de montanha. “A escalada final utilizando a famosa vertente da Covilhã – Penhas da Saúde - termina na Torre, o que já não acontece desde 2015”, pode ler-se na nota enviada pela organização da prova. “As chamadas etapas de transição, muitas vezes marcadas pelo intenso calor e orografia adversa, podem tornar-se mais “madrastas” que as etapas teoricamente mais difíceis”, acrescenta ainda a organização.
Num traçado que desbrava parte do território Pampilhosense e que se estende a áreas limítrofes igualmente encantadoras, os 145 quilómetros desta etapa prometem exibir o “esplendor serrano” de uma região recôndita, cada vez mais valorizada pela importância dos recursos naturais que a revestem.
À passagem da 4ª etapa da “Volta a Portugal”, Pampilhosa da Serra apresenta-se a Portugal e ao mundo como um local com caraterísticas singulares que potenciam a prática de atividades lúdico-desportivas de ar livre, no geral, e dos desportos de duas e quatro rodas, em particular, como são exemplos o ciclismo de estrada, o BTT, o motociclismo, entre outras. As paisagens arrebatadoras e o traçado peculiar das estradas e zonas envolventes permitem que se conjugue o melhor de dois mundos: desporto e natureza no seu estado puro.
Flávio Neves Salgado
Nenhum comentário:
Postar um comentário