sexta-feira, 26 de julho de 2019

ESCLARECIMENTO | Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

Resultado de imagem para Autoridade Nacional de Emergência e Proteção CivilNa sequência da notícia publicada hoje pelo Jornal de Notícias, com o título “Material entregue nas aldeias para fugir dos incêndios é inflamável“, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esclarece:


Os materiais distribuídos no âmbito Programas “ALDEIA SEGURA” e “PESSOAS SEGURAS” não são materiais de combate a incêndios nem esquipamentos de proteção individual. 

Os Programas “ALDEIA SEGURA” e “PESSOAS SEGURAS” decorrem da Resolução do Conselho de Ministros n.º 157-A/2017, de 27 de outubro, e visam capacitar as populações no sentido de reforçar a segurança de pessoas e bens, mediante a adoção de medidas de autoproteção, e a realização de simulacros aos planos de evacuação das localidades.
Trata-se da primeira grande campanha nacional orientada para a autoproteção da população relativamente ao risco de incêndio rural, bem como à sensibilização para as boas-práticas a adotar neste âmbito.

Neste sentido, no âmbito da campanha nacional de sensibilização para a prevenção de comportamentos de risco e para a adoção de medidas de autoproteção, foram produzidos e distribuídos diversos materiais de sensibilização, designadamente o Guia de Implementação dos Programas, os Folhetos de Sensibilização multilingues, a Sinalética identificativa de itinerários de evacuação e de locais de abrigo ou refúgio e os kits de emergência.

Importa reforçar que estes materiais não assumem características de equipamento de proteção individual, e muito menos de combate a incêndios. Trata-se sim de material de informação e sensibilização sobre como devem agir as populações em caso de incêndio, aumentando a resiliência dos aglomerados populacionais perante o risco de incêndio rural.

Tendo presente a responsabilidade de todos os cidadãos na prevenção dos incêndios rurais importa potenciar o envolvimento de toda a comunidade na implementação dos Programas “ALDEIA SEGURA” e “PESSOAS SEGURAS” os quais, enquanto mecanismos de prevenção e de pedagogia têm demonstrado constituir instrumentos extremamente relevantes no âmbito da prevenção dos incêndios rurais. Importa, assim, que todos, sem exceção, continuemos a pugnar pela sua divulgação e implementação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário