Depois do sucesso em várias escolas da região Centro, está a ser implementado em Oliveira do Hospital o projeto Fénix inserido na Coordenação Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), com sede em Coimbra. Este programa pretende dar resposta no âmbito da saúde mental e psicossocial associada a catástrofes, em particular às pessoas e famílias atingidas pelos incêndios de 2017.
O Coordenador do programa Fénix da Delegação de Coimbra da CVP, Gonçalo Órfão explica que na prática o projeto Fénix promove competências para gestão de emoções em situações de catástrofe futuras, e normaliza os sintomas decorrentes da exposição a situações de exceção.
Entre as principais ações dinamizadas a equipa destaca o apoio às Equipas de Saúde Mental Comunitária e a implementação de um programa de Resiliência para crianças em contexto escolar. Acrescenta que “temos particular atenção aos casos de crianças uma vez que em cenários de crise e catástrofe ficam particularmente em risco e dependentes do cuidado dos adultos”.
O projeto teve início no presente ano letivo 2019/2020 e envolveu até ao momento o Agrupamento de Escolas de Arganil e Oliveira do Hospital, mas até ao final do programa, em Março de 2020, farão ainda parte os Agrupamentos de Escolas de Tábua, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra e Pedrogão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário