sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Região Norte | Estudantes do IPCA envolvidos na gestão do orçamento da Instituição


Decorreu esta quinta-feira, na Biblioteca José Mariano Gago, no Campus do IPCA, a apresentação do Orçamento Participativo aos estudantes desta Instituição.

O objetivo fundamental incentivar à participação da comunidade estudantil na governação da instituição, desafiando os estudantes a desenvolver o seu sentido de responsabilidade social, de resolução de problemas e pensamento crítico. Pretende promover a comunidade académica, a equidade, a inclusão, a transparência e a descentralização de poderes.

Com este primeiro Orçamento Participativo do IPCA pretende-se que a comunidade estudantil do IPCA “desenvolva o seu sentido de participação cívica e democrática. Os estudantes do IPCA podem contribuir ativamente para a construção de uma academia com a qual se identifiquem. É, pois, importante que estes sejam parte integrante do processo de participação e de decisão”, referiu esta tarde a presidente do IPCA, Maria José Fernandes no âmbito do que é a missão e estratégia do IPCA.

João Pereira, Presidente da Associação Académica do IPCA, agradeceu à Presidente Maria José Fernandes a possibilidade de os estudantes serem parte integrante deste projeto e que o mesmo permite aos estudantes a participação efetiva na gestão da instituição.

Soraia Gonçalves, Presidente do Júri, tem desenvolvido investigação nesta área, adiantou que os estudantes são o centro da governação das Instituições de Ensino Superior e com o Orçamento Participativo no IPCA pretende-se dar a “possibilidade de partilharem agora essa governação, refletindo sobre os principais desafios que têm enquanto estudantes na instituição. Pede-se que tenham um espírito de pensamento crítico, não apenas ideias mas ir mais além e perceber como as vão colocar em prática”.

A Presidente do IPCA acrescentou que “Este processo de orçamento participativo visa dar à comunidade estudantil os instrumentos adequados para que possam participar ativamente no âmbito dos respetivos direitos e deveres inerentes de um correto exercício da sua participação cívica para o integral cumprimento da missão e das atribuições do IPCA.” 

O valor do Orçamento Participativo do IPCA para o ano de 2020 é de 10.000,00 euros.

As propostas deverão ser apresentadas até ao dia 24 de novembro e os projetos selecionados serão colocados a votação dos estudantes de 3 a 17 de dezembro. A proposta vencedora será apresentada no dia 19 de dezembro (Dia do IPCA).



Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário