segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Da Troika à Geringonça: Uma década de governação em Portugal, analisada pelo economista Luís Reis

Da austeridade imposta pela Troika à solução inédita de um governo socialista apoiado pelos partidos à esquerda. Uma década de governação em Portugal, analisada sem sectarismos, pelo economista, professor e gestor de empresas Luís Reis no livro Da Troika à Geringonça, uma das grandes apostas da Guerra e Paz, Editores, para o arranque de 2020. Da Troika à Geringonça, prefaciado por Luís Marques Mendes, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 7 de Janeiro, com uma dupla sessão de lançamento, marcada para Lisboa e Porto.  

«Pugnar pela construção de uma sociedade mais avançada e por uma economia mais dinâmica, que transformem Portugal num lugar melhor para viver e para investir.» Foi este o objectivo de Luís Reis, CEO da Sonae Financial Services, da Sonaegest e da Sonae Fashion e vice-presidente da MDS, na criação dos textos que deram origem ao livro Da Troika à Geringonça.

A obra, composta por várias crónicas assinadas pelo autor no Diário Económico, no Jornal de Negócios e no Observador, apresenta uma análise crítica da realidade económica e política portuguesas, de 2012 a 2019, confrontando-se com os Governos «troikista» de Pedro Passos Coelho e «socialista, comunista e trotskista» de António Costa, à luz de um pensamento político e económico liberal.

O prefácio da obra é da autoria de Luís Marques Mendes, que vê nas crónicas de Luís Reis «ideias claras para o país». Para o advogado e político português, o autor é «o político por vocação», não o «que assume cargos, mas o que assume convicções».

O antigo ministro e presidente do Partido Social Democrata acrescenta ainda que Luís Reis recusa a «futebolização da política» e «não obstante se posicionar na área do centro‑direita, é cáustico com Rui Rio e com o caminho que leva o PSD. Não poupa nas palavras nem se esconde atrás de qualquer biombo. É este tipo de comportamento que lhe dá credibilidade e que valoriza as suas crónicas.»

Um livro cuja lin­guagem combina inteligência e prazer. Uma grande leitura, que não se poupa à ironia fina e até corrosiva de um cidadão inconformado com a forma como os destinos do país têm sido geridos ao longo da última década.

Da Troika à Geringonça chega às livrarias de todo o país no próximo dia 7 de Janeiro de 2020, mas pode ser adquirido desde já, em pré-venda, através da loja online da Guerra e Paz, Editores.

A dupla sessão de lançamento irá decorrer em Lisboa e no Porto. No dia 6 de Janeiro, pelas 18h30, Luís Reis apresenta a sua obra no espaço «Âmbito Cultural», no 6º piso do El Corte Inglés, em Lisboa, com apresentação do director do jornal Observador, José Manuel Fernandes.  Segue-se a cidade do Porto, que recebe o autor no dia 7 de Janeiro, pelas 18h30, na sala Estúdio Latino do Teatro Sá da Bandeira. A sessão contará com a apresentação do director do jornal Eco, António Costa.

Da Troika à Geringonça
Luís Reis
Não-Ficção / Política
192 páginas · 15x23 · 15,50 €
Nas livrarias a 7 de Janeiro

Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário