terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Porto de Mós | Escolas recebem mais 65 robôs


No âmbito do projeto “pensamento computacional”, iniciado no pré-escolar do Centro Escolar de Porto de Mós e agora alargada ao 1º ciclo, através das Atividades de Enriquecimento Curricular - Introdução à Programação e Informática e Programação Informática Brilhante - foram entregues 65 robôs em todas as escolas de 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho.

O público-alvo são os alunos do pré-escolar e 1º e 2º ano de escolaridade, ainda que os equipamentos possam ser utilizados por toda a população escolar.

Os robôs permitem realizar uma série de jogos didáticos, introduzir programação, desenvolver o raciocínio lógico, sequencial e a inteligência espacial.

Este projeto pretende, portanto, ser um contributo para o desenvolvimento de capacidades associadas ao pensamento computacional, à literacia digital e ao desenvolvimento de competências transversais ao currículo escolar. É, pois, importante tornar as aprendizagens cada vez mais significativas e contextualizadas, levando os alunos a fortalecerem as suas competências multidisciplinares e a reforçarem a confiança nas suas capacidades.

O pensamento computacional visa, assim, em última instância, desenvolver o processo cognitivo e criativo das crianças e a sua pró-atividade na resolução de problemas, assumindo uma perspetiva pedagógica motivadora.

Este projeto faz parte de um programa mais alargado, onde entra a disponibilização da Sala do Futuro a todos os alunos e professores do concelho e da própria FabLab.

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário