quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

QUALIFICAÇÃO DA RUA DOS ERVIDEIROS | Obra neste importante eixo viário da Área de Atividades Económicas – Aveiro Norte vai qualificar também a Rua da Boavista e a Rua da Carreira Branca

Resultado de imagem para QUALIFICAÇÃO DA RUA DOS ERVIDEIROS
No âmbito da estratégia de ampliação e estruturação da Área de Atividades Económicas (AAE) – Aveiro Norte (conhecida como a Zona Industrial da Taboeira), que visa melhorar as condições de trabalho das empresas aí localizadas e aumentar a sua atratividade para novos investimentos privados, o Executivo Municipal vai deliberar, na Reunião de Câmara desta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, a aprovação do projeto de execução e a abertura do concurso público para a qualificação Rua dos Ervideiros, Rua da Boavista e Rua da Carreira Branca, pelo valor base de 1.990.000€ (+ IVA).
Sublinha-se a importância desta empreitada, considerando que a referida Rua dos Ervideiros, situa-se entre núcleos periurbanos a nascente da cidade e funciona como o único eixo Norte-Sul que liga os dois polos consolidados da AAE. 
Além disso, a presente intervenção servirá para adequar a via à função de ligação da plataforma multimodal (ligação ferroviária e marítima) até ao nó da A25 (ligação rodoviária), junto ao Estádio Municipal de Aveiro, adequando a via às unidades fabris e as áreas de habitação, e perspetivando o desenvolvimento e a ampliação da área de expansão da AAE.
A CMA segue assim a sua estratégia melhoramento das infraestruturas e do espaço público como fator de apoio às empresas instaladas e de atração para instalação de mais e melhores empresas, ao mesmo tempo que investimos na qualidade ambiental e na qualificação paisagística, promovendo também os modos suaves de mobilidade que vão ter corredor dedicado nestas vias.

II – CÂMARA MUNICIPAL PROMOVE A PLANTAÇÃO DE 1200 ÁRVORES NA RESERVA NATURAL DAS DUNAS DE SÃO JACINTO
Convidamos o V. Órgão de Comunicação Social a estar presente na ação que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) promove, em parceria com o Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, de Cacia, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Associação AGORA, a plantação de cerca de 1200 árvores na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, hoje, quarta-feira, dia 19 de fevereiro, pelas 15h00. Esta iniciativa contará com a participação do Presidente da CMA, José Ribau Esteves.
Trata-se do resultado prático do projeto de educação ambiental promovido pelo Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe com o apoio da Associação AGORA, denominado “Greenhouse – A Plantar Aveiro!”, que através da sementeira de bolotas de várias espécies de carvalhos, e muitas outras plantações e sementeiras de variadas espécies de árvores e arbustos autóctones, efetuadas pelos alunos, obtiveram-se as árvores que serão agora plantadas na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
Esta ação insere-se no projeto de empreendedorismo social e solidário, cujo objetivo é reflorestar uma zona do Município de Aveiro, neste caso a Reserva Natural, mas também, por exemplo, uma zona que tenha sido atingida pelos incêndios onde se perdeu biodiversidade e bens materiais.

III – ENTRUDO INFANTIL NO CENTRO DA CIDADE
- Desfile irá provocar alguns condicionamentos de trânsito -
Sexta-feira, dia 21 de fevereiro, terá lugar o Entrudo Infantil durante toda a manhã e que irá contar com cerca de 3.500 participantes de todas as escolas do Município de Aveiro.
O desfile terá início terá inicio na Praça Marquês de Pombal com passagem pela Rua Combatentes da Grande Guerra, Rua de Coimbra, Praça General Humberto Delgado (Ponte Praça), Av.ª Dr. Lourenço Peixinho (via ascendente), Travessa do Mercado, Praça do Mercado (Manuel Firmino), Rua Carlos Silva Melo Guimarães e terminará nos jardins do Cais da Fonte Nova.
A Câmara Municipal de Aveiro convida desde já os cidadãos a fruir o desfile ao longo de todo o percurso, com destaque para a zona de entrada na Av. Dr. Lourenço Peixinho, onde estarão instaladas bancadas apropriadas para assistir ao evento.
A iniciativa irá obrigar assim a diversos cortes e condicionamentos de trânsito nos arruamentos abaixo indicados:

» Praça General Humberto Delgado (Ponte Praça);
» Av.ª Dr. Lourenço Peixinho (via ascendente até à Travessa do Mercado);
» Praça do Mercado (Largo do Mercado Manuel Firmino);
» Rua Silvério Pereira da Silva;
» Trav. do Dispensário;
» Rua Carlos Silva Melo Guimarães;
» Rua de José Afonso;
» Rua do Batalhão de Caçadores 10;
» Av.ª de S.ta Joana no sentido Sé/Parque Infante D. Pedro, no período compreendido entre as 08h30 e as 10h00 (para chegada das crianças em autocarro).

Em face dos cortes de trânsito acima indicados, o acesso ao Parque de Estacionamento Manuel Firmino estará vedado ao público durante o período em que irá decorrer o desfile e as carreiras dos transportes públicos irão também sofrer alterações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário