De acordo com o Plano Municipal de Contingência para combater a Pandemia COVID 19, a Unidade de Higiene e Limpeza Pública está a funcionar com 50% do número habitual de trabalhadores, em sistema de rotação quinzenal. A medida enquadra-se na estratégia de proteção dos efetivos, garantindo a capacidade permanente de assegurar todas as tarefas prioritárias com o mínimo de risco.
As condições em que os trabalhadores municipais executam as suas funções são, neste contexto e como se compreende, excecionalmente exigentes. Daí que a Câmara Municipal de Évora reforce o apelo à colaboração dos munícipes no sentido de dedicarem maior atenção ao cumprimento das normas básicas de limpeza e encaminhamento dos seus resíduos.
Chama-se a atenção para um conjunto de regras simples mas que, no seu conjunto, são fundamentais para a defesa do ambiente e da qualidade de vida de todos nós:
- Não deite papeis no chão, utilize as papeleiras. Haverá certamente uma no seu campo de visão;
- Os meios de deposição devem ser utilizados de forma correta. Não deixe de separar o lixo e coloque-o nos recipientes adequados.
- Coloque o lixo em sacos fechados no interior dos contentores. Nunca fora destes. Defenda a sua saúde e a dos trabalhadores que mais tarde irão manipular o seu lixo;
- Seja criterioso nos bens de consumo que adquire. Compre apenas o que precisa e, sobretudo, não desperdice alimentos;
- Antes de deitar fora um objeto, pense se não poderá reutilizá-lo. Se não, coloque-o no recipiente adequado para reciclagem;
- Os contentores são para pequenos volumes. Se o seu lixo for mais volumoso, deposite-o diretamente nos ecocentros da GESAMB – Estrada das Alcáçovas;
- Ao depositar embalagens no ecoponto, tenha o cuidado de as esvaziar e espalmar previamente, de modo a ocupar menos espaço;
- Se tiver condições, faça a compostagem dos seus resíduos orgânicos. A natureza agradece;
- Atenção: durante o período de contingência, não é possível à Câmara Municipal continuar a recolher resíduos volumosos no seu domicílio. Por favor não os deposite junto aos contentores. Se não os puder guardar, ainda que temporariamente, utilize os ecocentros da GESAMB.
A Câmara Municipal de Évora agradece o cumprimento destas regras.
Continuaremos a acompanhar a evolução da pandemia na região, implementando toadas as medidas necessárias para, com o indispensável apoio da população, ultrapassarmos este período de crise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário