terça-feira, 3 de março de 2020

VÍTOR PEREIRA É O HOMEM CERTO NO MOMENTO CERTO

Caras e Caros Amigos,
Caras e Caros Camaradas, boa tarde!
Quero agradecer a todas e a todos a vossa numerosa e calorosa presença neste final de tarde, para se juntarem a mim para falarmos na construção de um novo tempo para o PS!
Obrigado a todas e a todos!
Saibam que são para mim um bálsamo e um estímulo para esta caminhada, a dois tempos, primeiro até dia 13, dia das eleições, e depois no novo mandato, construindo num novo tempo político para a Federação Distrital do Partido Socialista de Castelo Branco!
Começo por destacar e agradecer aqueles que vieram de longe para marcar presença neste ato simbólico.
Um abraço fraterno ao Armindo Jacinto e aos Camaradas de Idanha,
Uma saudação calorosa ao António Luís e aos nossos Camaradas de Penamacor,
Um abraço amigo ao António Dias Rocha e aos Camaradas de Belmonte!
Um abraço forte ao João Lobo que vem de Proença, onde preside a um bastião socialista no sul do distrito e nele abraço todos os Camaradas da Sertã, de Vila de Rei e de Oleiros.
A chamada zona do pinhal, que é a capital da fileira florestal e é um dos principais ativos económicos estratégicos da região como um todo!
Saúdo a presença de diversos camaradas do concelho de Castelo Branco, onde conto com o apoio de socialistas históricos, com trabalho feito e créditos firmados, como Fernando Raposo, o João Carvalhinho, o Fernando Serrasqueiro, o Valter Lemos, a Alzira Serrasqueiro e o Armindo Taborda, entre outros.
Quero também destacar e agradecer ao meu amigo e nosso Camarada, Dr. Carlos Casteleiro, por me dar a honra de aceitar ser mandatário desta candidatura e deste projeto politico. O Dr. Carlos Casteleiro é também ele um histórico socialista com reconhecida capacidade política, profissional e inegável amor à região e aos princípios e valores socialistas.
Quero Agradecer aos militantes e aos Secretários Coordenadores das Secções da Covilhã, do Teixoso, de Cortes do Meio e de S. Jorge da Beira, respectivamente Paulo Ranito, António Carriço, Ilídio Reis e Tiago Silva, o seu estimulo, o seu apoio, a sua ajuda e a sua determinação.

Bem-hajam Camaradas!!!
Permitam-me ainda que cumprimente esse grande socialista que, embora não tenha cartão de militante, muito tem ajudado o Partido Socialista no país, no Distrito e no concelho da Covilhã, estando sempre ao nosso lado em lutas e causas que são de todos nós, distinguindo-nos com a sua imensa sabedoria, prestígio e amor à sua terra e à sua região, falo naturalmente do Dr. João Casteleiro, que muito nos honra na Presidência da Assembleia Municipal da Covilhã.
O meu Bem-haja a todas e a todos!


Caras e Caros Camaradas,
Dizia Victor Hugo que “nada é mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou”.
Pois chegou o tempo de um novo Partido Socialista na Federação Distrital de Castelo Branco!
Um tempo em que todos contam e todos têm o seu espaço!
Um tempo em que vamos transformar as fraquezas em forças e as aparentes divergências em poderosas pontes de união e complementaridade.
A degradação política da convivência democrática nas estruturas distritais tem conduzido a um visível prejuízo da imagem pública do partido junto dos eleitores e a na perda de credibilidade e influência da região junto dos centros de decisão e poder.
Enquanto Presidente, eleito pelo PS, à frente dos destinos da Câmara da Covilhã e atendendo às responsabilidades que tenho e à visão e ambição de desenvolvimento para o nosso território, não podia virar as costas ao desafio e aqui estou, com humildade, a construir convosco, um projeto político abrangente, inclusivo e que recentre o foco nas questões essenciais e recupere a credibilidade e influência da Federação Distrital junto dos centros de decisão e poder.
Quero um PS mais aberto à participação da sociedade e com uma base militante e dirigente melhor preparada para o exercício e desempenho dos diversos cargos de responsabilidade.
É fundamental descentralizar iniciativas e reforçar a ligação interna com os militantes de base através de plenários e sessões temáticas de debate ou formação.
Sem prejuízo da lealdade partidária, quero um partido mais ativo na tomada de posição e reivindicação sobre os vários assuntos de interesse regional.
Continua a ser indispensável completar com urgência o ciclo das grandes infraestruturas rodoviárias regionais – as portagens, o IC6, o IC31 e a ligação ferroviária a norte, à cabeça – mas é igualmente urgente e indispensável que toda a região tenha uma boa rede de saúde, educação e cobertura social, bem como uma robusta cobertura de fibra ótica – as novas autoestradas da comunicação – porque é atualmente indispensável, neste mundo global, para qualquer profissional ou empresa que aqui se queiram fixar.
Sim Camaradas, fixar gente. Fixar população. Criar riqueza e bem-estar para as nossas populações.
Creio que podemos afirmar, sem contestação, que o atual modelo de desenvolvimento do país não serve porquanto não tem conseguido concretizar os objetivos de desenvolvimento equilibrado e coesão territorial que permita um desenvolvimento sustentado e harmonioso de todo o território nacional.
Este modelo tem produzido e aumentado as assimetrias que têm levado ao despovoamento de localidades inteiras, com todos os prejuízos sociais, económicos e culturais que isso representa para um país com quase nove séculos de história.
É por isso indispensável um novo tempo e uma nova abordagem.
É indispensável que as regiões assumam responsabilidade e protagonismo, seja no âmbito de um novo processo de regionalização seja por via do aprofundamento e reconstrução do atual modelo de comunidades intermunicipais.
É indispensável que essas futuras instituições, intermédias entre as autarquias locais e o poder central, venham a ter legitimidade democrática e capacidade financeira para decidir sobre várias áreas da governação.
É inevitável e natural que seja o Partido Socialista o motor desta revolução pacífica que, acreditamos, inverterá esta trajetória descendente em que nos encontramos.
No caso da nossa região, é agora o momento de regressar ao debate acerca da configuração das atuais comunidades intermunicipais e como será o futuro, sendo certo que existem - e não se podem descurar - ligações naturais, culturais e seculares que interligam o território e que ultrapassam qualquer divisão administrativa, feita a régua e esquadro, nas secretarias do Terreiro do Paço.
Somos uma região policêntrica, com várias “capitais”, dependendo do angulo de análise, e é essa diversidade que se transforma em riqueza e complementaridade para globalmente, com escala e dimensão, nos posicionar-mos em termos de atratividade do território no competitivo mundo e oferta global em que vivemos
É esta a estratégia que vos proponho!
Puxar e valorizar o melhor de cada um de nós para, em conjunto, oferecermos um território multifacetado, com capacidade económica e dimensão social, de complementaridade de respostas e atratividades que nos preparem para o futuro.

Caras e Caros Camaradas
Para recentrar as prioridades políticas e reconquistar a credibilidade e influência precisamos dos melhores de nós. E precisamos dos melhores e também dos mais bem preparados.
É por isso que entendo necessário intensificar a comunicação interna com os militantes e dirigentes e incrementar a formação política daqueles que desempenham, ou vão ser eleitos e desempenhar, lugares de responsabilidade pública.
Pretendo abrir o partido à sociedade com novos espaços de reflexão e descentralizar espaços de debate pelas diferentes estruturas e não apenas na capital de distrito.
Temos que nos preparar para os grandes desafios eleitorais que ai vêm! As autárquicas de 2021.
É com orgulho e sentimento de justiça e penhorado reconhecimento público que constatamos que o Partido Socialista é, desde há muitos anos, o principal partido político no distrito, governando na maioria das autarquias locais e obtendo o maior número de mandatos de representação na Assembleia da Republica.
Estes resultados devem-se sobretudo ao reconhecimento do trabalho dos autarcas a quem presto o meu tributo - e do trabalho que o Partido Socialista, quando está no Governo, tem desenvolvido no distrito. E não podemos naturalmente esquecer, desde logo, os dois Primeiros-ministros da região, o Eng. António Guterres e o Eng. José Sócrates.
Caras e Caros Camaradas,
A circunstância de sermos o maior partido só aumenta a nossa responsabilidade, pelo que o objetivo é manter e, se possível, aumentar o número de autarquias locais nas próximas autárquicas de 2021.
Quero por isso anunciar, desde já, o meu total apoio e confiança a todos os atuais Presidentes de Câmara Socialistas no Distrito que estejam em condições de se recandidatar, para o fazerem!
Quero também desafiar todas as estruturas concelhias onde não somos poder para, juntamente com a Federação, delinearmos uma estratégia vencedora para essas autarquias.
Conto, por isso, com o empenho e determinação de estruturas locais fortes, procurando complementar o seu trabalho com apoio político e formação, de modo a que o Partido Socialista se apresente nas próximas eleições locais com os seus melhores representantes e os projetos políticos mais ambiciosos, mais capazes e mais credíveis para as nossas populações.
Este é provavelmente o momento político mais importante dos últimos anos para o PS. Há muito que não assistíamos a um confronto político tão vivo em eleições distritais e creio que o atual momento convoca à responsabilidade e à participação de todos neste ato eleitoral que, espero, decorra com elevação, transparência e liberdade.


Termino dizendo-vos que:
Quero um Distrito onde todos os militantes, todas as Secções e todas as concelhias tenham voz. Ouvi-los-ei a todas e a todos;
Quero estar mais próximo de todos eles. Isto porque a Federação Distrital não pode continuar afunilada;
Quero que todos participem;
Quero que todos tenham mais e cada vez mais oportunidades;
Quero acrescentar e não diminuir ou retirar. Todos serão igualmente tratados numa região tão rica e tão diversa como a nossa;
Quero valorizar o que cada concelho tem de melhor, sem discriminar nenhum em favor de outro;
Não quero apenas ser diferente, quero mais e quero melhor;
Quero que no distrito o PS seja uma verdadeira Federação – uma força agregadora e dinâmica. Unir para governar e não dividir para reinar...
Quero um novo tempo para o PS!
Caras e Caros Camaradas conto com todas e com todos!
Caras e Caros Camaradas, agora é o momento!
Conto convosco no próximo dia 13!
Viva o Partido Socialista!
Viva a Federação Distrital de Castelo Branco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário