terça-feira, 3 de março de 2020

Proença-a-Nova | Encontro reforça a importância do associativismo na comunidade

O V Encontro de Associações do Concelho de Proença-a-Nova realizou-se este sábado, 29 de fevereiro, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento do Sobral Fernando, com a presença de 36 associações e de mais de 70 dirigentes associativos. Para além da partilha de experiências, pretendeu-se reforçar a importância do movimento associativo nas comunidades a que estão ligadas, ao mesmo tempo que se apresentaram informações relevantes ao nível de apoios e subsídios, calendário de eventos, regulamentos municipais e possíveis atividades a desenvolver em colaboração com a autarquia. “Em 2005 tínhamos 22 associações ativas no concelho e hoje estamos aqui 36 mas somos 70. Fizemos nestes anos este crescimento, dando às comunidades a representatividade que têm de ter e, através das associações, formam-se cidadãos mais ativos, intervenientes e exigentes, ainda que nem sempre consigamos corresponder aos vossos anseios”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Se tivermos a condição de estarmos motivados e convergirmos naquilo que é fundamental para o nosso território, alcançamos com certeza os objetivos a que nos propomos e que são dinamizar o concelho de Proença-a-Nova, promovê-lo, divulgá-lo e traduzir isso em cada dia no bem-estar da nossa população”.

João Lobo apresentou o Regulamento de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas, chamando as associações a mobilizarem as suas localidades para garantir que todos os proprietários nas faixas dos cem metros em redor dos aglomerados populacionais se associem para que a povoação, no seu conjunto, possa estar mais protegida face a eventuais incêndios florestais. Em Ano Municipal de Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM), o autarca voltou a referir a necessidade de territórios não poluentes como Proença-a-Nova serem beneficiados por esse facto. As PAM serão precisamente o tema da Festa do Município, que decorre de 12 a 14 de junho, tendo o vice-presidente da autarquia, João Manso, apresentado o restante calendário de eventos para 2020, salientando o cuidado do Município em não fazer coincidir, sempre que possível, eventos por si organizados com as festas das aldeias que vão voltar a receber apoio monetário, para além do logístico, nestes momentos fundamentais de vivência das comunidades. O Regulamento Municipal de Atribuição de Apoios e Subsídios, aprovado em Assembleia Municipal na sua reunião de 28 de fevereiro, define como os apoios municipais podem ser solicitados pelas associações, numa apresentação realizada por Luís Ferreira, chefe da Divisão Financeira e Administrativa do Município. 

Ana Ribeiro e Rita Simão, apresentaram o projeto Enraizar do CLDS 4G do Município e os objetivos que pretendem alcançar nos próximos três anos e que passam pelo desenvolvimento de ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo, a autonomia das pessoas idosas, o combate à solidão e ao isolamento, e a dinamização de projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas. Nesse sentido, propuseram às associações receberem algumas destas iniciativas ou outras que possam ter enquadramento na realidade das suas aldeias. Fora de portas, Mariana Delgado e Miska Kelemenova, do projeto Synergia, de Braga, apresentaram as muitas atividades desenvolvidas por esta organização juvenil e disponibilizaram-se para a realização de parcerias entre territórios com características muito diferentes, mas entre os quais é possível encontrar pontos de contacto.
A concluir o V Encontro de Associações, foi sorteada a Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Padrão como a anfitriã desta iniciativa em 2021. O acolhimento e lanche com que a Associação do Sobral Fernando presenteou os presentes não passaram despercebidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário