terça-feira, 3 de março de 2020

Évora será palco da próxima reunião da Rede AVEC - Alliance de Villes Euro-méditerranéennes de Culture (Aliança das Cidades Euro-Mediterrânicas de Cultura)

Évora, cidade Património Mundial classificada pela UNESCO e candidata a Capital Europeia da Cultura 2027, mereceu a distinção de ter sido escolhida para receber a próxima reunião da Rede AVEC, organização cultural que reúne 26 cidades de 10 países euro-mediterrânicos.
A decisão foi tomada na cidade de Birgu, (Malta) onde teve lugar a última reunião desta organização, de 26 a 28 de fevereiro passado. O Município de Évora, membro da Rede AVEC desde 2002, esteve representado pelo Vereador Alexandre Varela. O autarca eborense teve oportunidade de apresentar à vasta audiência de participantes dois dos mais importantes projetos neste momento em curso: POCITYF e Laboratório Vivo para a Descarbonização. Estes, a par de outros, constituem exemplos da política municipal de defesa do ambiente no contexto das medidas de prevenção contra os efeitos negativos das alterações climáticas. Ambos foram apresentados no âmbito do workshop de boas práticas de projetos de desenvolvimento sustentável nos centros históricos das cidades AVEC.

A Rede AVEC foi criada em 1997 e tem como principais objetivos a criação de uma aliança permanente que permita a defesa de interesses comuns entre as cidades membros, incluindo o intercâmbio e troca de experiências sobre boas práticas nos domínios da cultura e património. Recorde-se que em 2017 a Rede AVEC distinguiu a cidade de Évora com a aprovação por unanimidade um voto de apoio à candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário