terça-feira, 3 de março de 2020

Sensibilização sobre prevenção de incêndios em Vieira de Leiria


No dia 8 de março (domingo), a partir das 09h00, no Largo da República, em Vieira de Leiria, a Guarda Nacional Republicana, em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande, realizam uma ação de sensibilização sobre gestão de combustível e prevenção de incêndios rurais.

Pretende-se sensibilizar a população e permitir que possam esclarecer as dúvidas sobre a Defesa da Floresta Contra Incêndios. Nesse momento e de acordo com a experiência que já se vai obtendo de ocasiões anteriores, aproveita-se ainda a ocasião para sensibilizar os cidadãos mais vulneráveis para os cuidados a ter com vista a evitar situações de burlas, furtos ou roubos, acidentes com máquinas agrícolas ou outras situações de âmbito policial.

A obrigatoriedade de manutenção das faixas de gestão de combustíveis constitui uma das medidas preventivas previstas no Decreto Lei nº 124/2006, de 28 de junho com redação atual, com o objetivo de reduzir o número de incêndios rurais.

A prática mais comum da gestão de combustíveis consiste na limpeza dos terrenos, através do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão de combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio.

A prevenção aos incêndios rurais deve ser praticada de forma atempada e inteligente.

A GNR tem vindo a exercer um enorme esforço na realização de ações de sensibilização junto da população, com o intuito de promover e fomentar boas práticas agrícolas e, acima de tudo, transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios rurais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger.
...

Nenhum comentário:

Postar um comentário