terça-feira, 3 de março de 2020

Proença-a-Nova | Alargado prazo do concurso do Prémio Literário Pedro da Fonseca


O prazo de entrega de trabalhos da terceira edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca foi alargado até ao próximo dia 31 de março, mantendo-se, no entanto, a data de anúncio dos vencedores a 13 de junho, Dia do Município. Assim, os textos devem ser enviados para os Paços do Concelho até ao último dia útil do corrente mês (atestado pela data de carimbo dos Correios), estando o concurso aberto a todos os cidadãos, desde que redigidos em Língua Portuguesa. O regulamento, disponível aqui, define a forma como os trabalhos devem estar identificados e devem ser enviados bem como outros elementos operacionais inerentes ao concurso. Serão escolhidos vencedores nas categorias de prosa e poesia, cada um com prémio pecuniário no valor de € 1.500,00. 

O palato – Gastronomia Tradicional é a temática deste ano e engloba as tradições e pratos típicos como a tigelada, o plangaio, o maranho, o pão e broa em forno de lenha, os que resultem da matança do porco, o afogado da boda, o cabrito assado, o bolo finto, as broas de mel, a salada de almeirão, as filhós, o queijo de cabra ou outros que derivem dos recursos do território e que nele sejam tradição. Esta escolha, à semelhança dos anteriores, tem como objetivo valorizar o património material e imaterial do concelho, neste caso concreto, a cultura gastronómica. 

Iniciado em 2016, deste concurso literário já resultou a edição de dois livros com os textos vencedores: da primeira edição foram editados os textos de Maria do Rosário Cristóvão, na categoria de conto/prosa com “O Guarda das Janelas Verdes” e de Paulo Renato de Jesus, na categoria de poesia, com “Ondulações sob Eros e Psyche: Estórias de uma mulher entre Zero e Infinito”; e da segunda edição: “Encomendação”, de Lucília Nunes, e “Gente de bem”, de Inês Montenegro, que venceram respetivamente nas categorias de poesia e prosa, e ainda a Menção honrosa atribuída ao conto “Outras Vidas” de Carlos Paixão Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário