domingo, 15 de março de 2020

Município de Aveiro | Mais Medidas de Gestão Contra o Covid-19 / Coronavirus

Litoral Centro

A Comissão Municipal de Proteção Civil do Município de Aveiro (CMPC-MA) reuniu hoje de manhã durante três horas, sob a liderança do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), para fazer um ponto de situação, debater e definir novas medidas na gestão do processo de combate ao Covid-19 / Coronavirus.
Tendo em devida consideração as conclusões principais dessa reunião, a CMA vai implementar a partir de amanhã mais um conjunto de medidas que visam reduzir ao máximo o risco de propagação e contaminação pelo Coronavirus, complementando as medidas já anunciadas a 12MAR20, nomeadamente:
  1. Fechar ao público os Museus Municipais;
  2. Fechar a Loja BUGA;
  3. Recomendar aos Concessionários da CMA a suspensão da atividade dos passeios de Moliceiro nos Canais Urbanos de Aveiro (durante uma semana, e com reavaliação ao final da semana, decidindo-se manter ou revogar esta medida);
  4. Solicitar a todos os Cidadãos com processos em curso na CMA, que utilizem a via telefónica e o contacto de e-mail para entrarem em contacto com os Serviços Municipais, evitando o mais possível a presença física (sendo que nos casos em que se justifique mesmo, estaremos na CMA para os receber).
No que respeita aos Mercados Municipais, vamos mantê-los abertos dada a sua importância para o fornecimento de alimentos à População, solicitando aos Vendedores em operação e aos Cidadãos compradores, que cumpram todas as medidas de higiene, distanciamento social e segurança individual.
No âmbito da cooperação com as Autoridades de Saúde, a CMA disponibilizou-se a estruturar um serviço de guarda dos Filhos dos Profissionais de Saúde com menos de 12 anos, para que estes possam estar plenamente disponíveis para o trabalho dos cuidados de saúde à População neste combate contra o Coronavirus, estando esta medida em análise de pormenor para eventual operacionalização.
A CMA e a CMPC-MA reiteram a CHAMADA DE ATENÇÃO a Todos os Cidadãos para o imprescindível contributo de cada um, para reduzir o seu risco e o risco dos outros, de contaminação com Coronavirus:
  1. Cuidar da higiene pessoal em especial na regular lavagem das mãos (e não colocar as mãos na boca, no nariz ou nos olhos);
  2. Praticar o distanciamento social (manter distância de um a dois metros entre pessoas, cumprimentar por palavras e não por gestos de contacto);
  3. Não integrar aglomerados de pessoas;
  4. Reduzir ao imprescindível (nomeadamente, cuidados de saúde, trabalho, compras de alimentos) a circulação fora de casa com contacto com pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário