terça-feira, 9 de junho de 2020

Vidro e arte xávega nos finalistas regionais das “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Vidro e arte xávega nos finalistas regionais das “7 Maravilhas da Cultura Popular”
Lista de Finalistas Regionais – 7 Maravilhas da Cultura Popular®
O artesanato em vidro e a Arte Xávega da Praia da Vieira estão nomeados como finalistas regionais do concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na sequência da candidatura do Município da Marinha Grande a este evento nacional.

Para a presidente da Câmara, Cidália Ferreira, "neste concurso nacional, a Marinha Grande representa o vidro e a Arte Xávega, o que para além de muito nos orgulhar, é uma boa forma de caracterizar a história cultural da nossa terra. Das 504 candidaturas de todo o país temos duas nas 140 finalistas”.

A Câmara Municipal da Marinha Grande tinha candidatado cinco elementos do património cultural do concelho: o Vidro, na categoria Artesanato; as lendas de São Pedro de Moel, na categoria Lendas e Mitos; "O Barco" do Rancho Folclórico de Vieira de Leiria, na categoria Músicas e Danças;  a Arte Xávega, nos Rituais e Costumes; e a Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes; na categoria de Procissões e Romarias. Destes cinco patrimónios, foram selecionados para a fase regional o vidro e a Arte Xávega.

Depois da organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais que foram divulgados este domingo, 7 de junho e que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, em antena a partir do dia 6 de julho, na RTP1 e RTP Internacional.

As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A 5 de setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® - SICAL, no prime-time da RTP.

Os patrimónios do concelho da Marinha Grande a concurso:

Artesanato - Artesanato em Vidro

Tradição e modernidade caraterizam hoje o artesanato em vidro na Marinha Grande. Do ponto de vista técnico, a utilização do maçarico para amolecer e modelar o vidro tem vindo a ser uma prática utilizada por artesãos há décadas na Marinha Grande, para a produção de vários objetos de cariz e expressão popular. Trata-se de uma técnica milenar, utilizada para a produção de contas de vidro, botões e peças que vão desde figuras antropomórficas e zoomórficas aos objetos de laboratório, e que progressivamente foi apropriada por operários vidreiros e incorporada em pequenas oficinas familiares, já que não implicavam avultados investimentos em tecnologia, nem significativos custos de produção, e podia ser praticada em pequenas áreas.

Cerca de duzentos e setenta anos de manufatura de vidro ininterrupta conferem à Marinha Grande o título e o reconhecimento internacional como a capital portuguesa do vidro.
 
Rituais e Costumes - Arte Xávega
A Praia da Vieira é amplamente reconhecida pela tradição da Arte Xávega, prática determinante para a afirmação da identidade da sua comunidade piscatória e dos usos e costumes das gentes da Praia da Vieira.Tratando-se de uma preciosa herança deixada pelos seus antepassados, a comunidade da Praia de Vieira tem lutado e contribuído para que a mesma não se extinga, e personifica com orgulho este vasto património vivo.A xávega é a prática de pesca artesanal de arrasto para terra que se realiza com rede de cerco. Na Praia da Vieira, grandes embarcações de fundo chato e de proa alta em forma de meia-lua entram mar adentro, enfrentando as ondas, deixando o cabo de um dos extremos da rede preso em terra. Depois de deitada a rede ao mar, a umas centenas de metros da costa, os pescadores regressam para terra com o cabo que segura o outro extremo da rede.Com os dois cabos em terra, a rede é puxada atualmente por tratores, até à praia, onde é recolhido o peixe.Porém, o conjunto de práticas que caracterizam a arte xávega na Praia da Vieira não de esgota apenas na simples atividade piscatória, mas num conjunto de práticas intrinsecamente associadas, que foram incorporadas pela comunidade, e fazem hoje parte do universo da tradição da Arte Xávega da Praia da Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário