O Lixo Marinho, infelizmente, presente em todos os mares e zonas costeiras do mundo, constitui uma ameaça para a saúde humana, para a vida selvagem e para os ecossistemas. Estes resíduos podem ter diferentes dimensões e podem demorar centenas de anos a degradar-se. As atividades terrestres representam 80% da sua origem, sendo a pesca, a navegação, o turismo em massa e os saneamentos os principais responsáveis pelo lixo marinho. Todos contribuímos para este flagelo e todos devemos ajudar a travá-lo, mudando comportamentos e optando por soluções responsáveis e sustentáveis.
Por isso, pelo 7º ano consecutivo, a Associação de Bodyboard dos Palheiros da Tocha e a Catraia convidam todos os interessados a fazer parte desta iniciativa, para contribuir para a redução do lixo na Praia da Tocha e para a sensibilização dos nossos comportamentos no dia-a-dia.
A 7ª edição do BEACH CLEAN-UP irá ocorrer no dia 29 de Maio pelas 9h. Esta atividade consiste na limpeza do areal da Praia da Tocha, este ano com maior foco na zona Norte da Levadia. É de salientar que esta atividade pretende consciencializar para a problemática do lixo marinho nas nossas praias. Assim, a ABPT aliou-se ao projeto “Contador de Lixo Marinho” do Oceanário de Lisboa e da Oceano Azul Foundation para contabilizar e identificar as origens e fontes do lixo recolhido.
De forma a realizar a atividade, cumprindo as normas da DGS, o uso de máscara e distanciamento social é obrigatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário