sexta-feira, 3 de setembro de 2021

“Epopeia Gandareza” estreia em Cantanhede

 No próximo dia 17 de Setembro sexta-feira pelas 21h no auditório do Centro Social e Paroquial S. Pedro, em Cantanhede, irá ocorrer a estreia do filme “Epopeia Gandareza” realizada por Vasco Espinhal Otero. Trata-se de uma produção de Cabra Cor de Rosa, Coletivo Efervescente e Cineclub Bairrada num projeto iniciado em 2016 de forma independente. A longa-metragem tem uma duração de 105 minutos e enquadra-se nos géneros de filme manifesto, artístico, experimental e documental.

Comporta uma abordagem arrojada que abarca desde o início do cosmos ao longínquo futuro, da análise do metafísico ao quotidiano das emoções, da ameaça à natureza até à riqueza das culturas, em que a Gândara é somente um ponto de vista, numa experiência sensorial guiada ao longo dos vários capítulos.

Esta obra não contém nenhum diálogo, personagens ou narração tradicional, mas comporta uma história. O seu ritmo e tom são estabelecidos pela justaposição intencional de imagens e som, é esta a sua linguagem. A viagem nesta epopeia é, acima de tudo, intuitiva. A música, assim como o silêncio, convidam o público a apreender este imaginário e a encontrar-lhe sentido, deixando a abordagem global para mais tarde.

Adotando uma metodologia inspirada nos poemas sinfónicos do séc. XIX, impulsionado pelo legado de obras como “O Homem da Câmara de Filmar” (1929) de Dziga Vertov, “Berlin, sinfonia de uma cidade” (1927) de Walter Ruttmann ou “Koyaanisqatsi” (1982) de Godfrey Reggio, para além do mais recente “Aquarela” (2018) de Viktor Aleksandrovich Kossakovsky e incitado pela literatura de Carlos de Oliveira (num ano em que se comemora o centenário do seu nascimento), este filme procura provocar sensações, tocar a dimensão sensorial de cada um e remeter para as referências simbólicas de todos nós.

O filme contou com edição de imagem por Paulo Fajardo, Vanessa Rodrigues e Samuel Filipe, grafismos de Vanessa Rodrigues, design de Célia Oliveira, Vanessa Rodrigues e Diogo Marques, imagens drone por João Amorim, som e produção musical por Sylvain Barreto e uma banda sonora criada pelo projeto Cabra Cor de Rosa com participação de 17 músicos: Vasco Espinhal Otero, Sylvain Barreto, João Toscano, Vasco Faim, Gabriel Salvador, Vasco Carvalho, Francisco Saldanha, Carolina Pessoa, Paulo Viegas, José Miguel Pires, Carlos Pilu, Gonçalo Quintas, Judite Gonçalves, Leonor Pires, Mateo Silva Santos, Matilde Silva Santos, Vicente Pessoa.

Após esta estreia o filme irá concorrer a vários festivais nacionais e internacionais ligados à sétima arte e estará em exibição noutras salas e cine-teatros do país e além-fronteiras. Numa fase posterior, será realizada uma digressão com exibição em formato de cine-concerto com a interpretação ao vivo da banda sonora com o filme pelo projeto Cabra Cor de Rosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário