sábado, 9 de julho de 2022

Faleceu o jornalista Adriano Pereira Caldas


Adriano Pereira Caldas.

Faleceu esta quinta-feira o jornalista Adriano Pereira Caldas que trabalhou na Rádio Renascença durante quase 40 anos e estava ligado a Póvoa e Meadas há muitos anos por laços de casamento.

O velório tem lugar esta sexta-feira, a partir das 16 horas na Capela Mortuária de São Martinho. No sábado as cerimónias fúnebres incluem missa de corpo presente às 10 horas e o funeral segue às 11 horas para o Crematório de Leiria.

Adriano Pereira Caldas que também foi colaborador do Notícias de Castelo de Vide nasceu em Lisboa, em 1941. Começou a trabalhar na Rádio Renascença em 1970, onde decorreu grande parte da sua carreira profissional tendo assumido as funções de chefe de redação adjunto em 1976.

Em 1999, destacou-se no lançamento da área digital da Renascença, colaborando com a formação do primeiro grupo de jornalistas. Foi o autor do livro “Para a História da Rádio Renascença (1974-1975)”, escreveu a biografia do engenheiro Magalhães Crespo e publicou poemas no livro “Poemas À solta” (2018).

Ingressou no Instituto Superior de Agronomia. Interrompeu o curso para cumprir o serviço militar obrigatório. Fez duas comissões (1965/69) e (1971/74).

Colaborou também com a Direção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e participou nos trabalhos técnicos sobre análise de águas interiores.

Entre 1961 e 1971, fez parte como crítico de cinema do Secretariado do Cinema e da Rádio. Foi júri do "Office Catholique Internacional du Cinema" ao Festival de Cannes, em 1968.

Publicou na imprensa e na rádio vários artigos, nomeadamente sobre cinema e reza a sua biografia que, nas horas vagas, foi praticante de ténis, amante de cinema e aficionado de touradas.

A Direção, redação e colaboradores do NCV e os corpos sociais do Grupo de Amigos de Castelo de Vide endereçam sentidas condolências a toda a família e amigos de Adriano Pereira Caldas.


 © NCV

(notícia em atualização)


Nenhum comentário:

Postar um comentário