A primeira edição da Covilhã Creative Week (Semana Criativa) decorrerá na nossa cidade, entre os dias 8 e 14 de novembro de 2022, e contará com um programa diversificado que engloba um conjunto de atividades culturais gratuitas e simultâneas, abertas à comunidade. Este evento decorre no âmbito do Plano de Ação da Covilhã, Cidade do Design e é um grande marco da programação cultural prevista para a segunda metade de 2022. O arranque da Covilhã Creative Week dar-se-á no dia 8 de novembro, Dia Municipal de Cultura, e assinala o primeiro aniversário da designação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO.
Durante esta semana serão apresentadas e expostas, em espaços públicos, as instalações que resultaram das residências artísticas que decorreram na Covilhã, com jovens da Escola Secundária Campos Melo e da CISMA – Associação Cultural. Estas residências, foram orientadas pelo covilhanense Ruben Marques Pedro, Designer de Comunicação e Produto e Consultor de Design Sénior do Museu do Caramulo/ Caramulo Experience Center.
A sessão oficial de abertura da Semana Criativa, que será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10h00. A esta seguir-se-á a abertura da exposição “Fábrica: Ontem e Hoje” no edifício da antiga firma Francisco Ribeiro Aibéo (Rua Capitão João de Almeida, Largo de N. Sr.ª do Rosário). Esta exposição, organizada pelo Município da Covilhã com curadoria de Elisa Calado Pinheiro, terá entrada gratuita para toda a população. Pelas 11h00 proceder-se-á, ainda, à abertura da exposição coletiva “Otherworlds” na Galeria António Lopes.
A tarde do dia 8 será dedicada a conferências e debates sobre os Desafios para a Arte, a Cultura e a Criatividade na contemporaneidade, a terem lugar no Auditório Municipal da Covilhã, com entrada gratuita. Esta sessão conta com dois importantes nomes nacionais: Francisco Cipriano (especialista em financiamentos europeus para a Arte a Cultura) e Luana Bistane (especialista em Economia Criativa), ambos formadores na Academia Gerador.
Também as estruturas culturais municipais oferecem, neste mesmo dia, um leque diversificado de atividades paralelas. O Teatro Municipal da Covilhã celebrará o Dia Municipal de Cultura com o Concerto «Estórias a Quatro Mãos», por Luís Duarte e Lígia Madeira, com apresentação e comentário do Maestro António Vitorino de Almeida, pelas 21h30. A entrada neste concerto é gratuita, bastando, para tal, levantar o ingresso na bilheteira do TMC.
Nos dias 9, 10 e 11 de novembro decorrerá o INDUSTRIAL. A terceira edição deste evento terá como tema “Desígnios para a Cidade” e contará com sessões diárias no Auditório Municipal da Covilhã, complementadas por visitas orientadas a instituições culturais e estruturas criativas do território. O destaque do primeiro dia do INDUSTRIAL recai sobre a presença de Stijn Debaille na nossa cidade, focal-point de Kortrijk (Cidade Criativa da UNESCO em Design), Coordenador da Designregio Kortrijk e anterior Coordenador do grupo COD - Cities of Design. Stijn Debaille intervirá no painel de dia 9, denominado “Inovação, Criatividade e Indústria”, apresentando projetos inovadores de cocriação com empresas industriais e designers. As sessões e debates da terceira edição do INDUSTRIAL contarão com a participação de importantes nomes e entidades nacionais no âmbito do património industrial material e imaterial, bem como de projetos e partilhas de boas práticas de divulgação e inovação nas áreas de investigação e trabalho a ele associadas.
A Semana Criativa contemplará, também, um fórum público dedicado à Cultura e Acessibilidade, no dia 12 de novembro (sábado), a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho a partir das 15h00. Este fórum vem de encontro à vontade do Município da Covilhã de tornar a cidade mais acessível e inclusiva para moradores e visitantes, através, nomeadamente, da adesão à Rede de Teatros com Programação Acessível e da aposta no melhoramento dos acessos aos edifícios públicos municipais, dando cumprimento às medidas previstas no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) das Beiras e Serra da Estrela. Nesta sessão intervirão Desirée Nobre (especialista em Património e Acessibilidade Cultural), Elisabet Carceller (em representação da Formas Efémeras, empresa responsável pela conceção do Museu da Covilhã) e Leonardo Araújo (Casa do Braille). Pelas 16h30, e na continuidade das sessões, terá lugar uma visita técnica ao Museu da Covilhã (Prémio APOM Museu do Ano), orientada para as temáticas da Acessibilidade e da Inclusão. O Teatro Municipal da Covilhã assinalará este dia com um concerto de Rodrigo Leão, pelas 21h30.
Dia 13 de novembro (domingo), pelas 15h00, terá lugar a apresentação do livro “Covilhã Industrial e Universitária” no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com Coordenação de António dos Santos Pereira e colaboração Elisa Calado Pinheiro e Maria da Graça Vicente.
A Semana Criativa finalizar-se-á no dia 14 de novembro, com a inauguração do Museu da Covilhã pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, que também marcará presença na sessão de encerramento, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã.
O programa poderá ser consultado no site: https://covilhacriativa.com/blog/2022/10/28/covilha-creative-week/
Nenhum comentário:
Postar um comentário