O Município de Proença-a-Nova celebrou, de 19 a 26 de outubro, a Semana Municipal pela Igualdade, com a organização e realização de diversas atividades abrangendo diferentes públicos-alvo.
A primeira destas iniciativas decorreu com a presença dos alunos do 1º ciclo e pré-escolar que se deslocaram até aos Paços do Concelho para assistir ao teatro pedagógico “Viagem para a Amizade”, da autoria de Susana Félix, que se debruçou sobre as questões da igualdade e do bullying.
Realizada na Biblioteca Municipal, a “Hora do Conto” foi a segunda iniciativa sobre a temática, com a leitura da história “Não faz mal ser diferente”, de Todd Parr, aos alunos do pré-escolar. Decorreu ainda, no mesmo dia, no Espaço Infanto-Juvenil, uma ação de sensibilização para encarregados de educação dos alunos do 1º ciclo intitulada: “Filho(a) larga o telemóvel!”, permitindo a reflexão e o debate sobre a utilização dos telemóveis e perigos associados ao cyberbullying, como forma de promoção da igualdade e respeito entre crianças e jovens.
Na comemoração do Dia para a Igualdade, que se assinalou a 24 de outubro, o Município, em parceria com o Agrupamento de Escolas, lançou junto dos alunos do 3º ciclo e secundário, um concurso para elaboração logótipo representativo da “Igualdade e a Não Discriminação”, no âmbito da implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação do Concelho de Proença-a-Nova. Também os alunos do 2º e 3º ciclo debateram questões no âmbito da temática “Desafios sobre Igualdade”, em contexto de aula de Cidadania e Desenvolvimento.
Ainda durante esta semana, os jovens do projeto BioAromas LIIS (Laboratório de Integração e Inovação Social) visitaram a ERID - Associação Educar, Reabilitar, Incluir Diferenças, tendo ainda a oportunidade de se deslocar até ao Centro Equestre da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, onde puderam ter contacto com uma experiência de hipoterapia, estabelecendo ligação com os cavalos, uma experiência sensorial única para jovens com necessidades especiais.
A última de seis iniciativas decorreu no dia 26 de outubro, quando cerca de 40 alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova assistiram à ação de sensibilização “O caminho da (de)sigualdade”, dinamizada pela Associação Amato Lusitano, na Casa das Associações.
Estas ações encontram-se enquadradas no “Plano Municipal para a Igualdade de Género e Não Discriminação” e no projeto “Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0”, ambos cofinanciados pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).
Nenhum comentário:
Postar um comentário