“Trajes regionais e as mulheres do meu País” é o nome da exposição de pintura que inaugura esta quarta-feira, 9 de novembro, no Museu da Pedra, onde ficará patente até 5 de dezembro.
Da autoria de Maria Raquel Almeida, a mostra destaca a mulher portuguesa e as suas diversas atividades, com enfoque para o vestuário regional que testemunha cada um desses seus labores, e foi enriquecida com trajes regionais cedidos pelo Cancioneiro de Cantanhede, Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e do Grupo Típico de Ançã.
Esta quarta-feira, dia da abertura da exposição, a artista fará uma pintura ao vivo de uma mulher com o traje típico da região. Trata-se de uma forma de dar ao público a oportunidade de assistir ao processo de criação e execução de uma pintura.
Trajes regionais e as mulheres do meu País” resulta de uma candidatura à Bolsa de Projetos Culturais Locais da Região de Coimbra, promovida pela CIM Região de Coimbra, na qual Maria Raquel Almeida destaca a pertinência de “olhar para os trajes regionais como objeto simbólico de uma cultura e um tempo, não apenas com carácter estético, valorizando a sua dimensão etnográfica e antropológica, num processo que se materializa numa recolha de dados regionais, funcionalidades, e mesmo no seu enquadramento socioeconómico”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário