A cidade de Rio Maior recebeu nos dias 6, 7 e 8 de janeiro a primeira concertação da época de águas abertas, com a presença dos melhores nadadores nacionais da disciplina, selecionados pela Federação Portuguesa de Natação, integrando esta convocatória Bernardo Cardoso nadador da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
No final dos trabalhos desta primeira concentração, Daniel Viegas, diretor técnico nacional para as águas abertas, referiu que foram chamados para este estágio «os melhores nadadores nacionais das águas abertas assim como mais alguns dos nadadores de natação pura que mostraram aspetos positivos para a disciplina».
O técnico revelou também, que o objetivo desta concentração foi “criar o espírito de grupo das águas abertas, virado para o elevado volume de treino, referindo que o departamento técnico da Federação, pretende também promover junto de nadadores e treinadores presentes «a filosofia de rigor, assim como o elevado grau de exigência que é o padrão exigido a um nadador para as águas abertas».
Destaque, entre os 23 selecionados, para a presença dos olímpicos Angélica André (FC Porto) e Tiago Campos (CN Rio Maior) e os internacionais Mafalda Rosa (CN Rio Maior), Diogo Cardoso (Sporting) e Mariana Mendes (Sporting).
A época será marcada pelo Campeonato Nacional de Águas Abertas de Longa Distancia, a 25 de fevereiro, nas piscinas de Coimbra e o Campeonato Nacional de Águas Abertas Primavera a 13 e 14 de maio, na Aldeia do Mato, Abrantes.
No plano internacional os nadadores portugueses terão como grande objetivo o Mundial de Fukuoka (Japão) que decorre de 15 a 20 de julho e o europeu de juniores em Itália de 15 a 17 de setembro.
O enquadramento técnico desta concentração, foi assegurado pelos técnicos Daniel Viegas (FPN), Pedro Faia (GDNFAMA), Rui Fonseca (CNAC) e Nuno Ricardo (CNRM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário