Teve
lugar no passado dia 28 de junho, pelas 14H30, no Solar do Queijo
Serra da Estrela, uma conferência de imprensa conjunta, do município
de Celorico da Beira e APROTURM - Associação dos Profissionais de
Turismo, para anunciar uma linha de ação para a área do turismo,
mais eficiente e eficaz, por forma a atrair mais turistas e a
impulsionar o desenvolvimento turístico do Município e da região
da Serra da Estrela.
A
conferência contou com as presenças de representantes das duas
entidades, nomeadamente, Dr. Carlos Ascensão, Presidente do
Município, Dr. David Sousa, Vice-Presidente, Dra. Maria José Pinto,
Corporate
Director
e do Chef
Hugo Pinto, Consultor para a área da Gastronomia e Ciências
Culinárias, entre outros.
No
âmbito das
iniciativas apresentadas para a área do turismo do Município,
destaque
para
a
ROUND
TABLE – PENSAR TURISMO EM CELORICO DA BEIRA, a
levar a efeito, no próximo dia 27 de setembro,
com agentes e operadores turísticos locais e com interesses diretos
no turismo na região, a fim de debater o setor e, simultaneamente,
assinalar o Dia Mundial do Turismo.
Previamente
a esta Round Table será levado a efeito um inquérito junto do
tecido empresarial com interesse no turismo da região, do qual
resultará o mote
para o debate sobre esta área de atividade, tão importante e vital,
para toda a região da Serra da Estrela.
A
realização da Round
Table com
a participação de todos os agentes turísticos com intervenção
económica na região, nomeadamente, Alojamento, Restauração,
Animação Turística, Comércio Local, Museus, visa atingir os
seguintes propósitos:
-
Despertar os operadores turísticos nacionais e internacionais, para
a excelente qualidade da oferta turística, que os autarcas desta
região, apoiados numa excelente entidade de Turismo do Centro, têm
vindo a trabalhar conjuntamente;
-
Apresentar produtos turísticos específicos para reduzir a
sazonalidade turística do interior. Na oportunidade foi referido
que, a APROTURM vai lançar um “SHORT BREAK” 3dias x 2 noites,
para grupos de um segmento de turistas nacionais de forte potencial
económico, e que envolverá agências de viagens interessadas em
promover o turismo do interior;
-
As experiências anteriores permitem-nos considerar um nível
crescente de negócio para a região, apenas com este produto
turístico que superará os 300.000 Euros/ano;
-
O lançamento de outros produtos junto das agências de viagens,
nacionais e da vizinha Espanha, serão alavancas efetivas de captação
do incoming
turístico.
Durante
a conferência de imprensa, o Presidente do Município, Dr. Carlos
Ascensão, destacou a importância do turismo como motor de
desenvolvimento económico e social para Celorico da Beira.
Comprometeu-se a oferecer experiências turísticas autênticas e de
qualidade, que preservem a identidade do território aproveitando os
recursos naturais, culturais e gastronómicos únicos da região.
Destacou a localização geográfica e centralidade de Celorico da
Beira como uma mais-valia para o concelho. Referiu ainda, que o
queijo é, sem dúvida, o produto endógeno mais representativo do
território. Reconhecido nacional e internacionalmente pela sua
qualidade e sabor singulares, o Queijo Serra da Estrela, é um dos
maiores tesouros gastronómicos celoricenses, a par com o requeijão,
o azeite e a castanha, e o principal pilar da economia do Município,
identitário e indissociável da região da Serra da Estrela.
O
Técnico de Turismo do Município, Dr. João Morgado, referiu a
importância da criação de futuras estratégias e sinergias para
impulsionar o setor turístico. Enfatizou a intenção de criar
parcerias com entidades locais e regionais, bem como, com empresas e
investidores, para fortalecer e concertar a oferta turística de
Celorico da Beira, tornando-a mais atraente para o mercado.
Os
representantes da APROTURM destacaram o seu papel como
impulsionadores do turismo sustentável e de qualidade. O
Vice-Presidente da Associação, Dr. David Sousa, enfatizou a
importância da cooperação entre as partes interessadas, incluindo
o setor público e privado, para o sucesso dos esforços turísticos.
A Dra.
Maria José Pinto, Corporate Director da APROTURM, partilhou a visão
da Associação para promover eventos turísticos únicos e
apelativos em Celorico da Beira. Anunciou também a organização de
um estudo, a decorrer durante o mês de julho, através do lançamento
de um inquérito, que após o tratamento de dados e suas conclusões,
dará o mote para a Round
Table
com todos os atores locais da área do turismo, a realizar em
setembro.
O Chef
Hugo
Pinto, Consultor Especializado em Gastronomia e Ciências Culinárias,
deu enfoque à importância da criação de rotas culinárias que
valorizem os produtos locais de alta qualidade, sem deixar de
perspetivar o público-alvo, a que cada uma se destine.
A
conferência de imprensa encerrou com a confirmação de que, as
iniciativas anunciadas se encontram em fase de implementação, e que
serão acompanhadas por um Plano de Marketing e Promoção, adequado
e abrangente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário