· “AMAR A PRAIA - Concurso de Práticas Sustentáveis” destaca as práticas de sustentabilidade levadas a cabo pelos municípios e concessionários das praias costeiras e fluviais.
· As candidaturas estão abertas até 15 de agosto, através de www.bandeiraazul.abae.pt
· Pela primeira vez, as votações serão abertas à população, que poderá ajudar a eleger o seu projeto preferido.
Desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), com o apoio da P&G Portugal, o concurso AMAR A PRAIA destina-se a reconhecer o trabalho dos municípios e concessionários de praias costeiras e fluviais, no que diz respeito ao desenvolvimento de boas práticas ambientais e ao seu compromisso com a comunidade e com o planeta para um mundo mais sustentável. As candidaturas para a 3ª edição do AMAR A PRAIA arrancam hoje e decorrem até 15 de agosto, altura em que se dá início à votação por parte dos veraneantes que poderão, através do site www.bandeiraazul.abae.pt, votar no seu projeto de eleição.
Nesta edição de 2023, o desafio “AMAR A PRAIA – Concurso de Práticas Sustentáveis” irá destacar as melhores práticas que promovam a sustentabilidade ambiental nas áreas da “Água”, “Resíduos” e “Energia”. As três praias mais votadas serão premiadas com equipamento de apoio aos concessionários como sejam peneiras de areal, compactador de latas, dispensador de cinzeiros e sistema de estacionamento de bicicletas.
Na edição 2022 foram vencedores os projetos “Água da Torneira. Com todo o Gosto!”, “Praia inclusiva” e “Comedores de Beatas”. O primeiro lugar foi atribuído ao Município de Leiria, com o projeto “Água da Torneira. Com todo o Gosto!”, uma iniciativa que, através da instalação de diversos dispensadores de água, da distribuição de água da torneira aromatizada e da oferta de picolés da torneira (gelados feitos com água e fruta), incentivou o consumo da água canalizada, evitando o desperdício do plástico necessário às águas engarrafadas. Já o segundo lugar foi atribuído ao Município de Sesimbra, que apresentou o projeto “Comedores de Beatas”, cujo objetivo é reduzir o número de beatas da areia das praias, através da disponibilização de cinzeiros reutilizáveis junto às praias e esplanadas. Decorados por IPSS e infantários do município, os Comedores de Beatas procuraram sensibilizar a população para a importância de ter praias limpas. Por último, foi ao Município de Pombal que foi atribuído o terceiro lugar com o projeto “Praia inclusiva”, destinado a promover a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida.
“É com grande orgulho e satisfação que fazemos parte deste projeto pelo terceiro ano consecutivo! Este é um projeto muito importante para nós, que alinhado com os nossos objetivos de sustentabilidade globais, nos permite impactar localmente, apoiando e reconhecendo aqueles que podem fazer a diferença. As edições anteriores mostraram que há de facto muita vontade de fazer mais e melhor por praias mais limpas e mais inclusivas e este ano, decidimos dar mais um passo, ao envolver toda a comunidade neste propósito. Estamos já ansiosos por conhecer as mais inovadoras práticas sustentáveis a concurso na 3ª Edição do Concurso Amar a Praia!”, afirma Sónia Valentim, Diretora de Marketing da Procter & Gamble Portugal.
Para Catarina Gonçalves, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul na Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, “a continuação desta parceria revela o interesse e necessidade de partilhar Práticas Sustentáveis nas nossas Praias, por parte dos concessionários que, além de fazerem destes locais o seu sustento, o protegem e o tentam conservar. São pessoas que estão diariamente nestes locais sensíveis e tentam informar e educar quem os frequenta para que adotem comportamentos mais adequados de respeito e proteção ambiental. Conhecedores das “suas” Praias, muitos concessionários vão além das obrigações contratuais da sua atividade económica e apresentam ideias inovadoras a fim de, não só promoverem junto dos utentes comportamentos adequados, mas também de eles próprios poderem desempenhar a sua atividade com o mínimo impacto nos ecossistemas marinhos e costeiros. Esta parceria permite, desta forma, trazer a público o que de melhor e mais inovador se pratica nas nossas praias no que respeita a Proteção Ambiental.”
A par desta iniciativa, e com o objetivo de reforçar a colaboração com a Associação Bandeira Azul Europa, Amar a Praia estará presente em lojas hiper e supermercado com uma campanha, na qual, até 2 de julho, podemos contribuir para ações de limpeza nas praias portuguesas comprando os produtos selecionados da campanha.
Sónia Matos
Account Manager
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