quarta-feira, 30 de abril de 2025

Feira de Março 2025 confirma sucesso da estratégia municipal iniciada há 12 anos; Maratona da Europa 2025 confirma afirmação internacional e impacto positivo no território

 
I – Feira de Março 2025 confirma sucesso da estratégia municipal iniciada há 12 anos

Com cerca de 550 mil visitantes, aposta em novas dinâmicas institucionais, forte adesão aos concertos e sinergias com outros grandes eventos, a edição deste ano reforça a afirmação contínua da Feira de Março como marca identitária de Aveiro

No momento de realizar o balanço da 589.ª Edição da Feira de Março, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), pela voz do seu Presidente, Ribau Esteves, sublinha que “a Feira de Março 2025 foi mais uma edição de excelência, que consolidou o evento como um dos maiores e mais relevantes do panorama nacional. A diversidade da programação, a qualidade da oferta e a forte adesão popular demonstram que a Feira continua a crescer e a reinventar-se com sucesso”.

Realizada entre 25 de março e 27 de abril, a Feira de Março recebeu cerca de 550.000 visitantes, que ao longo de mais de um mês encheram o espaço Aveiro Parquexpo– Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, com uma participação significativa e constante. Esta edição voltou a contar com uma forte componente de animação cultural e musical, tendo os concertos noturnos registado grande sucesso de público, com especial destaque para o concerto do Plutónio que registou lotação esgotada, com milhares de pessoas a marcar presença em cada espetáculo, reafirmando a Feira como um palco privilegiado da cultura popular e urbana.

A decisão estratégica de encerrar a Feira a 27 de abril, coincidindo com o dia da Maratona da Europa, revelou-se uma aposta ganha, promovendo uma sinergia entre eventos e potenciando a presença de visitantes e a visibilidade mediática de ambos os momentos.

O Presidente da Câmara destacou ainda a importância de aproveitar a força comunicacional da Feira para lançar e promover iniciativas relevantes do Município, como foi o caso da apresentação pública da nova empresa municipal “Aveiro Parquexpo”, da apresentação da nova edição do livro “Aveiro Cidade dos Canais”, e de outros eventos associados. “A Feira de Março é uma montra de excelência, também para as Associações do Municípios que quiseram participar. Quando associamos à sua programação conteúdos estruturantes e culturais, estamos a garantir que essas mensagens chegam mais depressa aos cidadãos e ao grande público”, afirmou Ribau Esteves.

Neste sentido, a edição de 2025 reforça o êxito da estratégia delineada há 12 anos pela CMA, que tem vindo a investir de forma consistente no crescimento, na modernização, diversificação e valorização deste certame. O percurso sustentado da Feira de Março, que alia tradição, inovação e impacto económico, confirma a sua importância crescente enquanto marca identitária de Aveiro e referência incontornável no calendário nacional de eventos.

Município de Vila Viçosa como convidado de honra
A edição de 2025 contou com a presença do Município de Vila Viçosa como convidado de honra, que ocupou o foyer do edifício principal do Aveiro Parquexpo, com uma mostra dedicada ao seu património, tradições e produtos locais. Esta presença insere-se numa lógica de cooperação intermunicipal que a CMA tem vindo a promover, com o objetivo de reforçar os laços entre territórios e dinamizar o turismo nacional.

A CMA agradece a todos os que contribuíram para o êxito da Feira de Março 2025 — visitantes, expositores, patrocinadores, parceiros, artistas, associações, toda a equipa técnica gestora, e muito em especial aos Cidadãos que a viveram — reafirmando o compromisso com a valorização deste evento que há séculos marca a vida económica, social e cultural de Aveiro e da Região.

II – Maratona da Europa 2025 confirma afirmação internacional e impacto positivo no território
Com cerca de 20 mil participantes de 77nacionalidades, evento reforça a promoção e marketing territorial de Aveiro, Município e Região

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta um balanço extremamente positivo da edição de 2025 da Maratona da Europa, que decorreu no passado dia 27 de abril.

Com um total de cerca de 20.000 atletas inscritosnas várias provas do programa (maratona, meia maratona, corrida de 10 km e caminhada de 5 km), a edição deste ano registou uma participação recorde, com atletas provenientes de 77 nacionalidades, 10 atletas de elite, consolidando a Maratona da Europa como um evento de dimensão internacional e crescente projeção no circuito nacional e internacional de provas de estrada.

“A Maratona da Europa é hoje uma marca afirmada de Aveiro, que alia desporto, turismo, ambiente e cidade. A edição de 2025 foi particularmente especial, ao acontecer no mesmo dia do encerramento da Feira de Março, permitindo um momento de grande mobilização popular e de afirmação da nossa capacidade organizativa. Foi mais um passo firme na estratégia que vimos implementando há 12 anos”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

Impacto económico, social e mediático
A prova revelou-se uma forte alavanca de promoção económica e turística da Região de Aveiro e da Região Centro, com a presença de milhares de pessoas — atletas, famílias e visitantes — que usufruíram da restauração, hotelaria e comércio local durante o fim de semana.

Em termos institucionais, destaque para a presença do novo presidente do Turismo do Centro de Portugal, Rui Ventura (segundo maior financiador da prova, depois da Câmara de Aveiro), bem como do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que esteve na génese deste enorme projeto enquanto presidente do Turismo do Centro de Portugal em 2019, na altura fazendo em equipa com Ribau Esteves e Paulo Costa, este o desafiador da GlobalSport para o nascimento da Maratona da Europa Aveiro. O evento contou com uma ampla cobertura mediática e digital, reforçada pela transmissão em direto num canal de televisão nacional – a TVI - e pela partilha de conteúdos em diversos meios locais e nacionais.

Percurso com assinatura urbana e natural
Com partida e chegada no Cais da Fonte Nova, o percurso da Maratona voltou a destacar os principais ícones naturais e urbanos dos Municípios de Aveiro e Ílhavo, passando pelos canais urbanos da Ria, zonas ribeirinhas, centro histórico e áreas verdes, numa combinação entre desporto, paisagem e património, que foi elogiada por atletas e público.

Integração estratégica com a Feira de Março
A coincidência da Maratona da Europa com o último dia da Feira de Março 2025 foi encarada como uma aposta estratégica e de sucesso, permitindo a convergência de públicos distintos e ampliando o impacto comunicacional de ambos os eventos. Esta sinergia resultou numa maior circulação de pessoas, maior visibilidade institucional e reforço da imagem de Aveiro como cidade ativa, dinâmica e multifacetada.

Agradecimento institucional
A CMA agradece o empenho de todos os que tornaram possível o sucesso desta edição: Atletas, Clubes, Voluntários, Associações, Bombeiros, Proteção Civil, INEM, Cruz Vermelha, Forças de Segurança (PSP e GNR), ASCENDI, Entidades Parceiras (com destaque para a Câmara de Ílhavo) , Patrocinadores, Técnicos e Funcionários Municipais, assim como ao parceiro organizador a empresa Globalsport.

A Câmara Municipal de Aveiro reforça o seu compromisso com a valorização do desporto e a projeção internacional de Aveiro, preparando já com entusiasmo a edição de 2026 da Maratona da Europa, acreditando que o êxito alcançado na edição deste ano permitirá manter a prova entre as 100 melhores Maratonas do Mundo.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário